Notícias

Teleconsulta possibilita acompanhamento dos pacientes da Bahiana Saúde

Os atendimentos são realizados por meio de videochamadas ou por telefone.
12/05/2020


Teleconsulta possibilita acompanhamento dos pacientes da Bahiana Saúde

Os atendimentos são realizados por meio de videochamadas ou por telefone.

A Bahiana Saúde continua atendendo seus pacientes por meio da teleconsulta, que é uma modalidade autorizada pelo Ministério da Saúde em razão da pandemia de Covid-19. Os teleatendimentos estão sendo disponibilizados para aqueles pacientes que já estavam sendo atendidos e precisam de um acompanhamento contínuo, como é o caso dos pacientes diabéticos e geriátricos. As consultas, sejam elas particulares ou pelo SUS, são realizadas por meio de videochamadas ou por telefone, a depender da forma combinada previamente com o paciente. A utilização de aplicativos também facilita esse processo.

Durante os telemonitoramentos, caso seja necessária a emissão de receita médica para medicamentos ou requisição de exames, o paciente poderá enviar um portador para fazer a retirada dessas solicitações no local. Os profissionais da Bahiana Saúde também têm acesso ao prontuário eletrônico do paciente, o que permite um acompanhamento mais específico. As especialidades que estão fazendo atendimento por teleconsulta são: psiquiatria, endocrinologia, urologia, angiologia, otorrinolaringologia, ortopedia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e psicopedagogia. O agendamento desses acompanhamentos segue de forma habitual, por telefone ou WhatsApp.

Cabe ainda ressaltar que mesmo as atividades práticas, como as que acontecem em estúdio de pilates, além dos atendimentos de fisioterapia, podem ser realizadas via vídeochamada. A fisioterapeuta e gestora da Clínica de Fisioterapia Janaina Pitanga explica que, para esses atendimentos, há um acordo entre o paciente e o profissional sobre a melhor forma de se realizar as sessões. As consultas ocorrem por meio do auxílio de aplicativos tecnológicos.

“Foi necessário entrar em contato com os pacientes da casa e do SUS para combinar a melhor forma de atendimento telepresencial”, explica o fonoaudiólogo da Bahiana Saúde Ricardo Mota. O profissional ressalta a importância desse monitoramento para a promoção da saúde do paciente e aponta para um novo modelo de assistência. “Estamos em processo de adaptação, mas acreditamos que, em breve, teremos modelos ainda mais efetivos na modalidade à distância. Além disso, é possível oferecer atendimento em locais mais distantes, como é o caso do interior da Bahia e em cidades como Valença e Gandu que já estamos atendendo”, acrescenta o fonoaudiólogo.

Para a psicopedagoga, Luciana Soares, que integra a equipe de teleatendimento voltado, mais especificamente, para as crianças e adolescentes, “mesmo com o acompanhamento a distância, o profissional pode intervir no problema de forma objetiva, uma vez que irá, muitas vezes com a ajuda da família, identificar as dificuldades que estão sendo enfrentadas pelos pacientes por meio de estratégias que ele já possui”. Luciana afirma ainda que é possível ajustar as condutas de acordo com a nova realidade, tendo em mente um plano terapêutico eficaz que se valha da criatividade no uso das ferramentas on-line e de tecnologia. “É possível realizar um trabalho significativo e transformador, com a cooperação de todos e os ajustes necessários”, declara.


Clique aqui e saiba mais sobre as Clínicas e o Centro Médico da Bahiana.
 

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-000
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936