Artigo produzido em parceria com a Bahiana é publicado na Plos One

O estudo foi publicado pela revista científica internacional no mês de junho.

Um estudo realizado pela Bahiana, em parceria com o Hospital Roberto Santos – HGRS e a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, ganhou destaque internacional ao ser publicado pela renomada revista científica Plos One, publicação de acesso livre e de grande impacto na área da ciência e medicina. A pesquisa foi coordenada pela professora Élen Beatriz Pinto, docente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu de Medicina e Saúde Humana e Mestrado em Tecnologias em Saúde da Bahiana.

Intitulada “Investigating Predictors of Community Integration in Individuals After Stroke in a Residential Setting: A Longitutinal Study”, a pesquisa foi realizada na Unidade de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Geral Roberto Santos (UAVC-HGRS), em Salvador, e publicada na revista científica, no mês de junho. O trabalho foi desenvolvido em parceria com o Grupo de Pesquisa Comportamento Motor e Reabilitação Neurofuncional da Bahiana e com o HGRS, sendo o produto do Mestrado em Tecnologias e Saúde da Bahiana da fisioterapeuta Isabela Matos e da fonoaudióloga Adriana Fernandes, orientadas pela professora Élen Beatriz Pinto. Os neurologistas Pedro Antônio de Jesus, que é coordenador da UAVC-HGRS, e Dr. Jamary Oliveira Filho também participaram do estudo.

“O AVC é uma das principais causas de morte e incapacidades no Brasil e no mundo. Além disso, apesar dos avanços nos tratamentos, sabe-se que parte significativa dos sobreviventes apresenta limitações no desempenho funcional e na participação social. Este artigo é o primeiro estudo brasileiro a investigar a reintegração na comunidade em uma coorte de sobreviventes do AVC”, explica a professora Élen Beatriz. A pesquisadora conta que todas as avaliações do estudo foram feitas no contexto da visita domiciliar, ou seja, no ambiente em que os indivíduos interagem, com amostra representativa de todos os Distritos Sanitários de Salvador. “É importante destacar ainda o apoio da Universidade do Estado da Bahia, especialmente, por meio da Dra. Helena Fraga Maia, pesquisadora com expertise em estudos na área de saúde coletiva”.

Para a docente Élen Beatriz Pinto, a pesquisa foi muito significativa, por ampliar a perspectiva de estudo e aproximar os pesquisadores da realidade dos envolvidos, o que auxiliou na compreensão dos aspectos que provocam a redução das interações sociais e comprometem a reintegração dos indivíduos na comunidade.  “Esse conhecimento favorece a sistematização dos programas de reabilitação e auxilia a definição de condutas específicas”, conclui. O artigo está disponível na internet e pode ser conferido por meio do link: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0233015.