Notícias

Notícias

Profissionais reconhecidos nacionalmente palestraram no V Fórum de Atividade Física, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida

O evento promovido pelo curso de Educação Física da Bahiana foi realizado por meio de plataforma digital.

compartilhe

O V Fórum de Atividade Física, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública teve uma edição excepcional, mas não menos exitosa. Devido à pandemia, o evento, promovido pelo curso de Educação Física, foi realizado por meio da plataforma Zoom Meeting, no dia 26 de setembro, das 8h às 18h, e contou com palestras de profissionais reconhecidos nacionalmente.

A iniciativa foi destinada a estudantes e profissionais de Educação Física e de outras áreas de saúde e discutiu a necessidade do conhecimento do profissional de Educação Física nos diversos níveis de atenção à saúde. Palestras sobre o treinamento, desde o estágio iniciante ao avançado, também integraram a programação.

“O fórum foi bastante desafiador porque não tínhamos, de início, a concepção do alcance que poderíamos ter com o formato digital. Diante desse desafio, a Bahiana nos acolheu, nos dando total apoio, por meio dos núcleos institucionais, para que desenvolvêssemos as tarefas, pensando nas logísticas e estruturas necessárias”, revela o professor Clarcson Plácido, o coordenador do curso de Educação Física, ao complementar que as palestras foram de altíssimo nível e ocorreram sem atrasos. Além disso, houve bastante interação do público com os palestrantes. “Aprendemos muito e temos a convicção de que é possível entregar resultados de extrema qualidade com o suporte da educação digital da Bahiana”, conclui.

O V Fórum de Atividade Física, Promoção da Saúde e Qualidade de Vida
Os professores Ciro Queiroz e Clarcson Plácido deram as boas-vindas aos participantes do evento. Em seguida, aconteceu a mesa-redonda “Educação Física e Sistema Único de Saúde”. O professor Sílvio Fonseca, mestre e doutor em Educação Física, abordou o tema: "Atuação do profissional de Educação Física na atenção básica à saúde: qual a perspectiva pós-Covid-19?". Quanto ao evento, o doutor destacou que as discussões foram excelentes. “Os temas atuais e relevantes refletiram a posição de vanguarda do curso de Educação Física da instituição”. Na palestra, Sílvio Fonseca suscitou questionamentos sobre o futuro da profissão e como o profissional poderá direcionar suas atividades em prol da saúde da população. “Com boa formação, o caminho será mais exitoso e a Bahiana está cumprindo sua função com maestria!”, concluiu o professor.

O relato de experiência ficou por conta dos profissionais Pedro Santos e Ariani Conceição. Os residentes do programa multiprofissional em saúde da família da FESP/SUS compartilharam o processo de aprendizagem pelo qual passaram durante a residência. Ariani Conceição, que também é egressa do curso de Educação Física da Bahiana, contou que, quando aluna, havia participado de todas as edições anteriores do fórum. “Nesse ano, participar como palestrante foi um prazer imenso porque acompanhei o crescimento do evento. A 5ª edição do Fórum reuniu excelentes profissionais que são referência para a educação física e esse foi um grande destaque em relação aos fóruns já realizados”. A egressa ressaltou o quanto se sentiu feliz em poder incentivar o público a fazer a diferença na profissão buscando sempre novos espaços.

O doutor em Educação Física Rafael Olher explicou sobre os exercícios isométricos para o controle da hipertensão. O mestre em Biotecnologia e doutor em Medicina Translacional Thiago Rosa abordou a aplicação e os benefícios do treinamento de força em pessoas com doença renal crônica. O mestre em Educação Física e doutor em Ciências Fisiológicas Jonato Prestes elucidou o treinamento de força associado à obesidade e emagrecimento. O mestre em Saúde do Adulto e da Criança e doutor em Educação Física Bruno Bavaresco compartilhou a alternativa de treinamento resistido para sobreviventes ao acidente vascular cerebral isquêmico crônico. O especialista em bases metabólicas e fisiológicas e mestre em Ciências Fernando Rosa palestrou sobre a atividade física no tratamento do diabetes mellitus. Encerrando o fórum, o mestre em Ciências Fisiológicas e doutor em Biologia Richard Leite demonstrou as estratégias e ferramentas do Home-Based Training. O espaço para perguntas e observações foi aberto ao público por meio do chat ao vivo.

Para o professor Ciro Queiroz, o formato do evento possibilitou a participação de pessoas de várias cidades da Bahia e de fora do estado. Os palestrantes eram de diferentes regiões do Brasil, como São Paulo, Brasília e Espírito Santo. Quanto ao tema, o professor explicou que “a abordagem hospitalar e voltada para a atenção à saúde foi altamente relevante, uma vez que, por decreto recente, os profissionais de Educação Física podem atuar nesse setor. Por isso, é importante que a Bahiana, enquanto escola de saúde, promova a discussão e a formação nesse campo”. O professor finalizou agradecendo à Bahiana pelo apoio no planejamento e realização do fórum.