Pesquisa e Inovação

Pesquisa e Inovação

2º ENEIS reúne pesquisadores, empreendedores e investidores do ecossistema de saúde

Segunda edição do evento ocorreu em formato virtual e contou com a participação de importantes personalidades da produção científica e tecnológica em saúde da Bahia.

compartilhe

2º Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde – ENEISReunir especialistas, docentes, pesquisadores, discentes, investidores e empreendedores de sucesso, visando promover a interação entre os principais atores do ecossistema de inovação em saúde. Esse foi o principal objetivo do 2º Encontro Nacional de Empreendedorismo e Inovação em Saúde – ENEIS, promovido pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em parceria com a Universidade do Estado da Bahia, o Instituto Gonçalo Moniz (FIOCRUZ BA) e o Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia (SENAI/CIMATEC). O evento foi realizado nos dias 19 e 20 de março, de forma virtual, com transmissão em tempo real pelo canal oficial da instituição no YouTube. O primeiro dia teve como programação um conjunto de seis oficinas temáticas que contemplaram as diversas fases da cadeia produtiva do desenvolvimento de tecnologia e produtos em saúde.

Realizada na manhã do dia 20, a cerimônia de abertura contou com a participação da reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, do coordenador da Agência de Inovação da UNEB, Dr. José Gileá, da diretora do Instituto Gonçalo Muniz (FIOCRUZ), Dra. Marilda de Souza Gonçalves, do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa do Campus Integrado de Manufatura e Tecnologia do SENAI/CIMATEC, Dr. Jailson de Andrade, da diretora médica da Clínica de Terapia da Dor, Dra. Angiolina Kraychete, da secretária Estadual de Ciência Tecnologia e Inovação (SECTI), Dra. Adélia Pinheiro, e do pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu, também presidente do 2º ENEIS, prof. Dr. Atson Fernandes, que na ocasião homenageou publicamente a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica e do Núcleo de Pesquisa em Saúde (NIT/NUPS), prof.ª M.e. Fernanda Ferraz, pela excelência na organização do evento.

Em suas palavras, Dra. Maria Luisa demonstrou a sua indignação com a atual situação do país, frente à pandemia, e lamentou os quase 300 mil mortos pela COVID-19: "Não há inovação, não há tecnologia, não há empreendedorismo de forma individual porque depende de políticas públicas que são feitas por entes públicos, são feitas pelo Governo Federal, são feitas pelo Congresso. Então a gente precisa de políticas. E temos falado, nos últimos tempos, de uma política que tem levado à morte". Ela finalizou a sua fala chamando a atenção de todos para a importância de inovar e empreender, como cidadãos, uma solução que tire o país da situação em que se encontra.

"A ciência, a tecnologia, a inovação, o empreendedorismo. São estes os elementos que, no momento atual, são capazes de ir contra a todas as dificuldades que nós passamos", disse Dra. Adélia Pinheiro, em sua fala que deu início aos trabalhos do segundo dia de ENEIS, cuja programação contou com a apresentação de quatro painéis direcionados ao desenvolvimento da ciência, inovação e tecnologias em saúde. 

Saiba mais em: www.eneis.net


 

NOTÍCIAS RELACIONADAS