MCC 10

Integração marca 10 anos de Mostra Cultural e Científica da Bahiana

Mais do que um evento voltado para a pesquisa e a iniciação científica, a décima edição da Mostra Cultural e Científica da Bahiana se consagrou como uma grande festa que promoveu, além da troca de conhecimento, a integração entre estudantes, professores, colaboradores e a sociedade. A abertura aconteceu na manhã da última sexta-feira (24/09), às 08h30min, no auditório do Centro de Convenções da Bahiana, Unidade Acadêmica Cabula.

As atividades tiveram início com a apresentação dos alunos do ensino médio integrantes do Programa Institucional de Iniciação Científica Júnior da Fundação de Amparado à Pesquisa do Estado da Bahia, orientados por monitores estudantes e professores da Bahiana.

Realizaram a apresentação de suas pesquisas os estudantes da rede pública de ensino médio Talita Cristina Nunes e Rodrigo dos Santos (Biomedicina); Camila Jesus Santos e Vinícius Cruz (Enfermagem); Roseli Lima Nunes, Verusca Cruz, Mateus Chaves, Franciele Silva (Odontologia); Luana Sales, Bruno Bernardo, Marina Nascimento e Gabriele Trancoso (Medicina).

A apresentação foi marcada pela presença do professor do curso de Biomedicina, Diego Menezes, também ex-aluno da rede pública do ensino médio, ex-PIBIC Júnior, ex-aluno da Bahiana e doutorando da UFBA. “Esta iniciativa prova que a Bahiana tem uma preocupação em formar. O professor forma o aluno (da graduação) e este, por sua vez, contribui na formação do aluno do ensino médio que multiplica o saber para aqueles com quem convive”, declarou Menezes.

Outro ponto forte da abertura foi a dramatização realizada pelos estudantes de todos os cursos da Bahiana, integrantes do Programa de Monitoria Interdisciplinar Corações da Bahiana. A peça abordava todos os cuidados que uma vítima de atropelo recebe dos profissionais da área de saúde, enfatizando a importância do trabalho multiprofissional.

Para finalizar, foi realizado o sorteio de dois pares de passagens áreas a serem utilizadas para a participação em congressos. Participaram estudantes com trabalhos inscritos na Mostra e seus respectivos orientadores. Foram contemplados os trabalhos “Soroprevalência e detecção molecular do herpesvirus humano 8 em transplantados hepáticos no estado da Bahia”, que teve como orientadora a professora Andréa Mendonça Gusmão Cunha e as estudantes Martha Santana da Silva e André Cavalcanti, do curso de Biomedicina; e o trabalho “Avaliação de uma técnica alternativa de acabamento e polimento para resina composta”, orientado pela professora Viviane Maria Barreto de Oliveira e realizado pela estudante Luize Maria Neri Pirôpo, do curso de Odontologia.

Para fomentar ainda mais a integração tanto entre cursos, como com a sociedade, e promover uma iniciativa de responsabilidade social, a MCC10 recebeu diversas instituições convidadas entre escolas de ensino fundamental e médio, grupos comunitários de mulheres e idosos.

Logo de manhã, 19 crianças com idades entre 09 e 10 anos do 3º ano do ensino fundamental da Escola Municipal da Engomadeira participaram de uma Gincana Educativa, com a professora de Enfermagem, Thais Calasans e almoçaram na Bahiana. Após o almoço, participaram de atividades lúdicas coordenadas por estudantes de odontologia que tiveram o objetivo de promover a saúde bucal. As atividades foram finalizadas com uma visita ao escovódromo, onde elas puderam por em prática o que aprenderam. Também realizaram estas atividades alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino fundamental da Escola Estadual Governador Roberto Santos que foram no turno da tarde.

O horário do almoço foi marcado pela presença do Bahianinho! Representante do programa 5S, desenvolvido pelo setor de Recursos Humanos, o personagem marcou, de forma lúdica, a apresentação do Programa implementado para promover a qualidade de produtos e serviços, transformando, orientando e racionalizando melhor qualquer atividade. São os 5S – Senso de utilização; Sendo de ordenação; Senso de limpeza; Senso de saúde; e Senso de autodisciplina.

Pela tarde, também visitaram a Mostra estudantes do ensino médio do Colégio da Polícia militar Luís Tarquínio, Sartre COC, Colégio Interação, Parque, Análise e Escola Estadual Governador Roberto Santos, além de integrantes do Grupo Mulheres da Paz e mulheres do Centro Social Urbano do Santo Inácio. Eles visitaram os stands do Núcleo de Comunicação e Marketing, onde puderam se cadastrar nas redes sociais da Bahiana.

Já nos stands montados pelos estudantes dos cursos da Bahiana, os visitantes puderam receber informações de saúde e qualidade de vida, realizar exames preventivos e participar de atividades de acolhimento. Também estiveram presentes, com stands, o Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana que ofereceu diversos atendimentos de saúde, o Centro de saúde mental Aristides Novis e mulheres do grupo HTLVida. Veja as fotos.

Sábado
Na manhã de sábado (25/09), foi a vez das ligas acadêmicas receberem a visita dos grupos de idosas Conviver, do Centro Social Urbano Narandiba e do abrigo Monte Alvere. Elas participaram das palestras de Alimentação saudável; Prevenção de quedas e Cuidados com a prótese, promovidas por estudantes de Ligas Acadêmicas.

Em seguida, foi servido um lanche e realizadas as visitas aos stands. A despedida foi marcada por um momento de integração das visitantes com os colaboradores, professores e estudantes da Bahiana, quando todos juntos cantaram a música "Emoções" de Roberto Carlos. Confira as fotos!