Trabalho do CEDIMI é publicado na Revista Saúde! É vital.

Tratamento com o uso da eletroterapia é destaque em premiação nacional

O Centro de Distúrbios Miccionais na Infância - CEDIMI, que funciona no Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (Brotas), ficou entre os três finalistas do VI Prêmio SAÚDE!, 2010, pela categoria Saúde da Criança, com o trabalho Eletroterapia para-sacral em crianças com incontinência urinária, de autoria dos professores da Bahiana, Dr. Ubirajara Barroso (urologista pediatra) e Dra. Patrícia Lordêlo (Fisioterapeuta).

O concurso é uma realização da revista Saúde! É Vital, da editora Abril, e a cerimônia  de premiação aconteceu no dia 29 de novembro, no Memorial da América Latina, em São Paulo.

O prêmio tem o objetivo de valorizar, incentivar e divulgar campanhas de prevenção e educação, trabalhos clínicos ou da área cirúrgica e outras ações que tenham contribuído para melhorar a saúde e a qualidade de vida dos brasileiros. Além de Saúde da Criança, também foram agraciados trabalhos nas categorias Saúde do Coração; Saúde da Mulher; Saúde do Homem; Saúde Mental; Saúde e Prevenção; e Saúde Bucal.

O pioneirismo do estudo dos coordenadores do CEDIMI, Dra. Patrícia Lordêlo e Dr. Ubirajara Barroso, impressionou os editores da revista que publicaram, na edição de janeiro, uma matéria especial sobre a pesquisa e o trabalho desenvolvido pelo CEDIMI, no ADAB. Confira. (link para a matéria completa).

O trabalho concorreu com os estudos Educação e cCultura em Saúde - espaço digital de ciência para promoção de saúde, de autoria dos professores Chao Lung Wen, Celina Andrade Pereira, Rosângela Suetugo Chao, Érika Sequeira, Silmara Rondon, Philippe Hawlitschek, Caroline Falcetti e Wu Tu Hsing, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); e Terapia Individualizada: o papel da variabilidade genética na evolução e na resposta ao tratamento ao osteossarcoma, dos professores Carolina Salinas-Souza, Indhira Dias Oliveira, Antonio Sergio Petrilli e Silvia Regina Caminada de Toledo, do Instituto de Oncologia Pediátrica GRAAC/UNIFESP.