Ações de responsabilidade social são discutidas em reunião de líderes

_x005F_x005F_x000D_ Projeto Candeal é ampliado e passa a atender também a comunidade do Loteamento Amazonas

Numa iniciativa multidisciplinar, a Bahiana, através do Programa Candeal, passa a atender, a partir deste mês, a comunidade do Loteamento Amazonas, no bairro do Cabula. Detalhes das ações foram discutidos durante a primeira reunião de líderes que aconteceu no dia 24 de fevereiro, na Unidade Acadêmica Cabula e contou com a participação de representantes da comunidade, professores e estudantes de todos os cursos da Escola, além de representantes da Embasa e da Prefeitura Municipal de Salvador, parceiros no Programa.

Durante o encontro, os líderes comunitários puderam apresentar suas principais demandas para que os estudantes e professores articulem, da melhor forma, uma estratégia de ação. Entre os principais problemas apresentados pelos líderes comunitários, estão a saúde bucal e o esgotamento sanitário. “Estamos querendo que a Bahiana venha à nossa comunidade nos ajudar e também para que os estudantes, no futuro, sejam bons profissionais”, declarou a diretora da associação de moradores, Margarete Pereira Lima.

Assim como ocorre na comunidade do Candeal - Distrito Sanitário de Brotas, o Programa deverá atender à comunidade do Loteamento Amazonas com ações de educação ambiental e de saúde, com foco na saúde bucal.

“O mais importante desse trabalho é o benefício social. Desejamos beneficiar a comunidade. Para os estudantes, não se trata de uma disciplina de saúde comunitária, é uma atividade que tem um valor humano inestimável, maior que o valor técnico”, diz a coordenadora do Programa e professora de Psicologia da Bahiana, Maria Antonieta Araújo. “Aqui escutamos o outro, escutamos nós mesmos e é isso que a gente aprende nesse trabalho”, comenta.

A reunião contou com a presença dos professores do curso de Biomedicina Noilton Jorge Dias, Léa Maria Ferreira e Marco Túlio Brasileiro, das técnicas da Embasa Aildes Cruz e Patrícia Santana e do representante da prefeitura Ernandes Lira. No próximo dia 10 de março, acontece a primeira visita dos estudantes e parceiros do Programa à comunidade.