Notícias

Notícias

Vamos celebrar o Dia Mundial da Saúde

A data marca a criação da Constituição Mundial da Saúde, lançada em 07 de abril de 1950.

compartilhe

O dia 07 de abril é marco para a saúde, em todo o mundo, porque foi nessa data, no ano de 1950, que a Organização Mundial da Saúde publicou a Constituição Mundial da Saúde. A cada ano, a OMS propõe um tema para ser discutido, refletido e trabalhado, a fim de proporcionar uma melhor qualidade de vida a todos os povos. Neste ano, o tema que será debatido é A Resistência aos Antibióticos. Entre os fatores destacados pela Organização, estão o uso inadequado de medicamentos, a falta de controle das infecções, má qualidade dos  medicamentos, pesquisas ineficientes etc. 

Clique aqui para assistir ao vídeo com a diretora da OPAS/OMS, Mirta Roses e saiba mais.


Para refletir
Hoje é dia mundial da saúde. Mas, para você, o que é saúde? É não estar doente? É gozar do equilíbrio físico e mental? No mundo de hoje, onde tudo está interligado, novos conceitos vêm surgindo.  Será que o conceito de saúde mudou?

Comecemos pelo dicionário. Segundo o Houaiss, o substantivo feminino ‘saúde’ significa “estado de equilíbrio dinâmico entre o organismo e seu ambiente, o qual mantém as características estruturais e funcionais do organismo dentro dos limites normais para a forma particular de vida (raça, gênero, espécie) e para a fase particular de seu ciclo vital”. Bem abrangente, porém pouco humano – limites normais? O que vem a ser normal hoje, nesse tempo em que buscamos informações, atendimentos, serviços, objetos personalizados? A exemplo disso temos: saúde da família, saúde do idoso, da mulher, do homem e até da diversidade, segundo o site da OPAS/OMS.

A Organização Mundial da Saúde diz: “saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não meramente a ausência de doenças”, trecho que faz parte da Constituição da OMS. Conceito simples, porém mais abrangente. Poderíamos até dizer que tristeza, angústia, insatisfação também são sintomas de doenças e, portanto, traduzem falta de saúde.

Mas, como alcançar essa proposta “plenitude” no mundo de hoje, tão cheio de conflitos, pressa, excessos? Promover saúde é promover atendimento médico? Será que um mundo mais democrático e harmônico, não seria o modelo de um mundo mais saudável?

E em relação à integridade física, mais vale prevenir do que remediar. Então, promover a saúde, não seria buscar mais humanização nas relações entre indivíduos, instituições, estados, nações? Mundo saudável, mente saudável. Mente saudável, corpo saudável.

Celebremos este dia!


CLIQUE AQUI para ver nossa homenagem.