Notícias

Notícias

Curso direcionado para profissionais da área de saúde, engenheiros, arquitetos, designers de produto, psicólogos, assistentes sociais e educadores

Curso de TECNOLOGIA ASSISTIVA, conheça mais sobre o segmento que faz estudos para adequação de ambientes profissionais, domésticos e sociais.

compartilhe

Somente em abril, continuam abertas as inscrições para o curso de especialização em Tecnologias Assistivas

Voltada para profissionais da área de saúde, engenheiros, arquitetos, designers de produto, psicólogos, assistentes sociais e educadores, a especialização em Tecnologia Assistiva tem como objetivo atualizar profissionais das diversas áreas, no conhecimento, avaliação, prescrição e pesquisa na área, visando promover a autonomia, independência e qualidade de vida das pessoas com deficiência.

Segundo o Comitê de Ajudas Técnicas, ligado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Tecnologia Assistiva é a “área do conhecimento de característica interdisciplinar que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade relacionada à atividade e participação de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social”. Em outras palavras, é o segmento que faz estudos para adequação de ambientes profissionais, domésticos e sociais com a finalidade de viabilizar a independência e autonomia do portador de deficiência para a realização de atividades funcionais, seja através de projetos arquitetônicos, educativos e sociais, ou por meio da utilização de objetos especiais.

Recursos e Serviços da Tecnologia Assistiva

Entre os Recursos, podem ser encontrados, desde objetos simples e conhecidos como bengalas, muletas, cadeiras de roda e aparelhos auditivos, a recursos mais sofisticados como computadores, softwares e hardwares especiais, equipamentos de comunicação alternativa, auxílios visuais, além de muitos outros que podem, inclusive, ser personalizados.
Já os serviços são prestados por profissionais, devidamente capacitados, que auxiliam na escolha e na adaptação do indivíduo ao recurso a ser utilizado. Entre eles, encontram-se profissionais de saúde como fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicólogos e médicos. Outras áreas também estão envolvidas no trabalho de assistência, agregando profissionais como designers, engenheiros, arquitetos, educadores, assistentes sociais etc.


Coordenação
Prof.ª Isa de Jesus Coutinho

Carga Horária
360 horas

Número de vagas
35

Investimento
18 x R$ 500,00

Inscrição
Abril de 2011


Informações
Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Unidade Acadêmica Brotas  
Av. D. João VI, 275 - Brotas
Fone: 71. 3276-8265
posgrad2@bahiana.edu.br

Unidade Acadêmica Cabula
Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula
Fone: 71. 3257-8206
posgrad3@bahiana.edu.br