Bahiana sedia encontro do CREFITO7

Projeto Profissional Empreendedor é apresentado a estudantes e profissionais de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Preparar o futuro profissional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional para gerir a própria carreira, seja como profissional liberal ou como empreendedor. Esse foi o principal foco do encontro do Projeto Profissional Empreendedor que aconteceu nesta segunda-feira (30) a partir das 19h, no auditório da Unidade Acadêmica Cabula.

A noite contou com as palestras do consultor do Sebrae, Fabrício Barreto, da auditora do Crefito7, Allana Magnani e do consultor do Banco do Nordeste do Brasil, Cícero José dos Santos.

Lançado há 02 anos pela Assessoria de Comunicação do Crefito 7, o projeto realiza uma ação de sensibilização entre os estudantes e profissionais de Terapia Ocupacional e Fisioterapia para que, com o apoio do Sebrae e do Banco do Nordeste, tenham uma melhor orientação na implantação e na elaboração de planos de negócios. Segundo o consultor do Sebrae, "aproximadamente, 500 profissionais da área já buscaram o serviço desde quando o projeto foi lançado e, 20% deles, tornaram-se empreendedores de Fisioterapia e Terapia Ocupacional".

Em sua palestra, Fabrício mostrou as vantagens e desvantagens em se abrir uma sociedade empresarial ou permanecer como pessoa física. "A finalidade  do projeto é passar para o profissional a possibilidade de se desenvolver como empreendedor, mostrando o que é viável para ele, ou não", explica.

De acordo com o consultor, tudo tem início com a elaboração de um plano de negócio que pode ser desenvolvido com o apoio do Sebrae, o que pode ser feito em três ou quatro encontros. A segunda parte é ver as possíveis formas de se colocar o plano em prática, avaliando as condições financeiras que, a depender do caso, pode contar com o auxílio de um financiamento através de instituição bancária.

Por sua vez, Cícero José dos Santos, explica que o Banco do Nordeste do Brasil oferece financiamentos a longo prazo e a juros baixos. "Fazemos isso porque trabalhamos com um recurso do governo federal com a finalidade de desenvolver a pequena empresa para gerar emprego e renda. Então, trabalhamos com taxas subsidiadas". Além dessa opção, o BNB também oferece linhas para os profissionais liberais.

Em sua palestra, a auditora do Crefito7, Allana Magnani, falou sobre o trabalho de fiscalização desenvolvido pelo órgão, tanto com os profissionais como com os estabelecimentos e clínicas - escolas.

Com relação ao projeto, ela destaca como "importante, pois aproxima os profissionais do órgão, além de auxiliá-los na gestão de suas carreiras".