Jogo Criativo

Liga Acadêmica da Doença Falciforme cria jogo sobre o corpo humano.

Um jogo dinâmico e interativo, no qual são utilizados alguns materiais para simular os componentes sanguíneos e no qual crianças representam “células vermelhas”. O objetivo é transportar o maior número de gases através dos vasos do sangue, levando oxigênio para os tecidos e eliminando gás carbônico. Esse é o Jogo do Corpo Humano, desenvolvido pela Liga Acadêmica da Doença Falciforme (LADF), especialmente para crianças, compartilhando conhecimento de forma divertida.

De acordo com as regras, a atividade visa a ensinar as crianças sobre a importância das células vermelhas no transporte de gases (O2 e CO2) e como a Doença Falciforme pode atrapalhar nessa função, que culmina no ponto de partida para desencadear todas as alterações metabólicas e consequentemente da sintomatologia clínica.
A brincadeira aconteceu pela primeira vez no dia das crianças, 12 de outubro, quando o grupo de estudantes da Liga visitou a comunidade do Cabula V. Segundo a estudante de Biomedicina e presidente da LADF, Flávia Lacerda, a visita à comunidade foi um convite de Rony Oliveira (funcionário do setor de Audiovisual da Unidade Acadêmica Cabula), destacando, “a princípio só iríamos distribuir presentes, porém a LADF criou um jogo para ensinar as crianças como funciona o nosso corpo”.

Além do jogo, a Liga distribuiu brinquedos e doces arrecadados por meio de uma campanha voluntária realizada nas semanas anteriores à atividade. “A LADF doou, para o time vencedor do jogo (10 meninos), 10 bolas de futebol, além de kits com bombons, pirulitos, balas e doces”, conta Flávia.