Curso de Enfermagem da Bahiana recebe nota máxima

MEC concede nota 5, destacando o curso da Bahiana entre os melhores em todo o estado.

O curso de Enfermagem da Bahiana recebeu nota 5, conceito máximo do Ministério da Educação (MEC). Para conceder a nota, inicialmente, a comissão de avaliação do MEC foi recebida pela direção da Bahiana e pelas coordenações de Enfermagem e de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Nesse primeiro momento, foi realizada uma apresentação do curso, de seu projeto político- pedagógico e do Processo Seletivo Formativo.

Durante a visita, a comissão composta por membros do MEC conheceu instalações onde o curso funciona, incluindo salas de aula, laboratórios de informática e de habilidades, biblioteca, cantina, além dos ambientes de estágios no Hospital São Rafael e ponto de prática na Pastoral da Criança, no Cabula, onde os estudantes atendem jovens e adolescentes da comunidade, por meio do Programa Candeal.

Os membros do MEC também se reuniram com professores e estudantes, momento em que puderam ouvir suas impressões sobre o curso e o Processo Seletivo Formativo da Bahiana. “Os avaliadores ficaram muito satisfeitos nesses encontros com os professores e estudantes, pois puderam perceber a conformidade entre as declarações deles e o que foi apresentado na reunião com a direção da Bahiana e os coordenadores. No caso dos professores, ficou claro que construímos um projeto político-pedagógico com a participação de todos e, para os estudantes, também foi comprovado o valor que damos à formação humanística, desde o Processo Seletivo Formativo”, explicou a coordenadora do curso, Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes.

Por fim, foi avaliada toda a documentação referente ao curso de Enfermagem, levando-se em conta as atividades curriculares e de extensão.

Sobre o curso
Criado em 2007, o curso de Bacharelado em Enfermagem da Bahiana foi autorizado pela portaria nº 95, publicada no Diário Oficial da União, em 31 de janeiro de 2007. Está organizado em regime semestral, com duração de 4,5 anos e um total de quatro mil horas/aula distribuídas em atividades teóricas e práticas e estágio curricular supervisionado na rede hospitalar e de atenção básica.

Sediado na Unidade Acadêmica Cabula, o curso conta com os benefícios dos diversos convênios entre a Bahiana e instituições de saúde, o que viabiliza campos de práticas na rede pública (Secretarias Municipal e Estadual de Saúde) e na rede privada (Hospital São Rafael, Hospital Santa Isabel e Hospital 2 de Julho), além do campo de prática próprio (Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana - ADAB).

Parabéns, Bahiana, por mais essa conquista!