Projeto Desenvolver entrega certificados

Adolescentes da comunidade Rio Amazonas concluem curso de comunicação e informática.

Finalizar o ano com a certeza de que está mais preparado para o futuro profissional é mais do que um sonho para um grupo de 12 adolescentes, de 14 a 19 anos, da comunidade Rio Amazonas, no Cabula. Eles receberam, no dia 9 de dezembro, o certificado pela participação no curso de língua portuguesa e informática, realizado pela Bahiana, por meio do Projeto Desenvolver, uma iniciativa de responsabilidade social da instituição. A cerimônia aconteceu na Unidade Acadêmica Cabula.

“Nosso objetivo foi construir competências ligadas às novas tecnologias da informação e comunicação”, explica a professora do curso de Psicologia, Maria Antonieta Araújo, que coordena o Projeto Desenvolver e o Programa Candeal, ao qual os jovens também estão ligados. Segundo ela, para que desenvolvessem o programa do curso, os alunos tiveram como temática questões ligadas à saúde e à cidadania. As aulas aconteceram de 23 de setembro a 5 de dezembro, no laboratório de informática da Unidade Acadêmica Cabula.

Para mobilizar a comunidade, o projeto contou com o apoio de D. Maria de Lourdes Soares Brandão e de seu marido, Darciro Mota. “É muito gratificante participar de um projeto como esse. Ele é muito importante para o nosso bairro, para os jovens e todas as outras pessoas da comunidade”, comenta D. Maria de Lourdes, há oito anos à frente da Pastoral da Criança local.

Entre os conteúdos estudados, todos os estudantes deram destaque para o aprendizado da língua portuguesa e a experiência com o acesso à internet. “O que mais aproveitei foi a aula de português que me ajudou muito na escola”, conta o estudante Lucas Pereira da Silva.

“Eu não sabia nada de informática, por isso foi muito bom”, o comentário é da adolescente Yslane Mota Nascimento Santos que também destacou o estudo da língua portuguesa como de grande ajuda nas atividades escolares.

Para a estudante Letícia Jesus dos Santos, que pretende ser advogada, um dos pontos de destaque foi o aprender em grupo. “Achei importante a parte da convivência, aprendemos com os próprios colegas. Tanto a parte de português como de informática ajudaram muito na escola”.

Além deles, também receberam certificados os estudantes Ana Carolina dos Anjos Nascimento, Maria Santos Silva e Carlos Alexandre Souza Pereira. A cerimônia contou também com a participação do professor do curso de Biomedicina, Noilton Jorge Dias.