Calouros, a Bahiana se renova em vocês!

Bahiana dá boas vindas aos seus novos estudantes. Programação tem início no próximo dia 16 de julho.

CLIQUE AQUI para conferir a programação completa.

O início do semestre letivo é um dos momentos mais importantes para a Bahiana e é por isso que a Escola prepara uma programação toda especial para receber seus novos estudantes que são acolhidos, logo no início de sua trajetória acadêmica, com muito carinho por nossos professores, funcionários e colegas veteranos. É um momento de renovação para uma instituição que, aos 60 anos, busca estar sempre atualizada, em um contínuo diálogo com a contemporaneidade.
A Recepção aos Novos da Bahiana, como chamamos carinhosamente nossos calouros, acontece desde a matrícula e alcança seu momento máximo, este semestre, no dia 16 de julho, quando será realizado um encontro no Auditório do Centro de Convenções da Bahiana, na Unidade Acadêmica Cabula, a partir das 8 horas da manhã.
"Há 12 anos a Bahiana se preocupa em acolher os novos estudantes, proporcionando uma aproximação com as pessoas da instituição que farão parte de sua vida acadêmica. Esse momento inclui uma grande recepção em seu primeiro dia de aula e uma programação ao longo da semana, quando eles participarão de encontros e visitas às Unidades Acadêmicas, favorecendo um amplo contato com a estrutura disponível", explica Angélica Mendes, Responsável Técnica do Núcleo de Atenção Psicopedagógica, que coordena o evento.
Segundo Angélica, durante a primeira semana, os novos estudantes também terão a oportunidade de participar de discussões de temas pertinentes aos cursos. "Todo esse acolhimento favorece uma melhor ambientação e adaptação dos estudantes nessa nova etapa de suas vidas".
Os calouros serão recepcionados pela diretora da Bahiana, Prof.ª Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, pelo vice-diretor Dr. Ênio Ribeiro e pelos coordenadores dos cursos de Biomedicina Prof. Geraldo José Argôlo Ferraro, de Enfermagem, Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes; de Fisioterapia, Prof.ª Roseny Santos Ferreira; de Medicina, Prof.ª Marta Silva Menezes; de Odontologia , Prof. Urbino da Rocha Tunes e de Psicologia, Prof.ª Mônica Ramos Daltro.
Também estarão presentes a coordenadora do Núcleo de Atenção Psicopedagógica (NAPP), Angélica Mendes, a coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, Prof.ª Luiza Ribeiro, a coordenadora da Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, Profª. Dra. Kátia Sá, além de Supervisores Pedagógicos e Secretárias.
Este ano, logo na MATRÍCULA PRESENCIAL, que aconteceu nos dias 10 e 12 de julho, a Bahiana lançou a campanha Todo Mundo tá careca de saber: trote nunca é bem-vindo que deu início a uma série de ações, visando a conscientizar seus novos estudantes e toda a comunidade acadêmica sobre seu papel na sociedade e fortalecendo, desta maneira, a ideia de que a escolha por uma profissão da área de saúde implica, necessariamente, no cuidado e no respeito ao ser humano. Fundamentada em seu Projeto Político Pedagógico, a Bahiana acredita que esta atitude deve ser vivenciada pelo aluno desde o primeiro momento da sua vida acadêmica.
BAHIANA CIDADÃ
Na recepção do dia 16, os Novos da Bahiana também terão a oportunidade de conhecer o Sr. Eriosvaldo França, presidente da Associação dos Moradores da Rua Amazonas de Baixo (AMAB), comunidade, localizada no Cabula, e que é atendida pelo Programa Candeal, desde 2011. O encontro marcará o lançamento da ação Bahiana Cidadã, mais uma iniciativa de responsabilidade social da nossa Escola que visa à integração da comunidade acadêmica, por meio de atividades que promovam a educação em saúde e o bem-estar da sociedade.

Entre as atividades ligadas à ação, está a realização de semanas temáticas de doações que poderão ser feitas nas Unidades Acadêmicas Brotas e Cabula: Semana Feijão com Arroz - doação de alimentos não perecíveis; Semana do Guarda-Roupa - doação de roupas e calçados; Semana Lar Doce Lar - doação de utensílios domésticos e materiais de limpeza e a Semana das Crianças - doação de roupas e calçados infantis, livros e brinquedos. (Clique aqui para saber mais)
As doações feitas por alunos, professores e colaboradores, durante a ação Bahiana Cidadã, serão entregues às famílias beneficiadas, no dia 30 de agosto, durante a realização da Feira de Saúde que acontecerá na comunidade, iniciativa do 11º Centro de Saúde Eunísio Teixeira, com apoio do Distrito Sanitário do Cabula, em parceria com a Bahiana e a AMAB. Na ocasião, também serão realizadas ações de prevenção e educação em saúde e de integração com a comunidade.
Para acompanhar toda a cobertura da Recepção aos Novos da Bahiana, fotos, programação completa, comentários, consulte nosso o site www.bahiana.edu.br.