Professor de Medicina é Premiado em Congresso Internacional

O pneumologista e professor adjunto da Bahiana, Dr. Aquiles Camelier, foi premiado no 8º Congresso da Associação Latino-Americana de Tórax.

O professor adjunto do curso de Medicina, Dr. Aquiles Camelier, recebeu o 1º Prêmio de Melhor Trabalho de Investigação Clínica com um estudo apresentado no 8º Congresso da Associação Latino-Americana de Tórax que aconteceu de 5 a 7 de julho, em Montevidéu, Uruguai.

Com o título Evaluación de la intensidad de los sintomas respiratorios en pacientes con Enfermedad Obstructiva Crónica (EPOC) utilizando el Cuestionário de Evaluacción de la EPOC (CAT), el Cuestionario Clínico de la EPOC (CCQ) y el Cuestionario de Vias Aéreas 20 (AQ20), o trabalho avaliou novas maneiras de se quantificar sintomas e a qualidade de vida de portadores da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

A pesquisa utilizou questionários padronizados de sintomas e qualidade de vida que valorizam o ponto de vista do paciente e seus sintomas limitantes (Questionário de Avaliação da DPOC – CAT; Questionário Clínico da DPOC – CCQ; e Questionário de Vias Aéreas 20-AQ20). Os três questionários avaliados estão sendo considerados pelos principais grupos de cientistas, no mundo, como ferramentas úteis no auxilio do cuidado de pacientes com DPOC, “mas existem poucos estudos que definam a sua utilidade e capacidade em mensurar sintomas e qualidade de vida na DPOC”, disse o professor.

"O trabalho foi premiado por ser de tema atual e relevante, considerado de excelente nível técnico (delineamento do estudo), bem como ter apresentado resultados que vão ajudar, na prática, os cuidados com esses pacientes, orientando uma terapêutica focada na melhora dos sintomas e qualidade de vida", explica. Ele esclarece também que os questionários mostram-se muito fáceis de serem aplicados e com boa acurácia em detectar a redução da qualidade de vida nos pacientes estudados.

O professor contou com o apoio da Bahiana para participar do Congresso e com a colaboração da Prof.ª Fernanda Warken Rosa, do Departamento de Ciências da Vida/Curso de Fisioterapia da Universidade Estadual do Estado da Bahia (UNEB) e do Prof. Antonio Carlos Moreira Lemos, da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O estudo já foi submetido para publicação em Revista Indexada no PUBMED e está em fase de análise para publicação.

Além de apresentar o trabalho como pesquisador, Prof. Dr. Aquiles Camelier realizou uma palestra, ministrou a aula Tratamiento de la EPOC estable e coordenou uma mesa sobre Guias ou Diretrezes da DPOC em 2012. O professor é membro atuante da Associação Latino Americana de Tórax, tendo recentemente escrito a parte de Tratamento da DPOC no Consenso Latino Americano de DPOC versão 2011. CONFIRA