Programa Ciências Sem Fronteiras

Fique atento às próximas chamadas!

03/10/2012

Programa Ciências Sem Fronteiras

Fique atento às próximas chamadas!

Se você é estudante e gostaria de expandir seus conhecimentos por meio de um intercâmbio acadêmico em outro país, o programa Ciências Sem Fronteiras se constitui como uma boa oportunidade para esse fim.

A iniciativa é do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com o Ministério da Educação (MEC), CNPq, CAPES e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC e tem como objetivo promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Os acadêmicos interessados devem procurar o coordenador de seu respectivo curso para obter as informações e orientações necessárias. Há ainda a candidatura individual, estando a Escola responsável por sua homologação. Neste caso, os estudantes também devem estar atentos aos critérios estabelecidos pelo programa, tais como, estar regularmente matriculados no curso de origem; terem sido classificados com nota do no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM) com, no mínimo, 600 pontos - nos casos de candidaturas individuais; possuírem bom desempenho acadêmico e terem concluído 20% do currículo previsto para o curso de graduação.

As áreas prioritárias para o Ciências Sem Fronteiras são: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Formação de Tecnólogos; Biotecnologia; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Nanotecnologia e Novos Materiais; Produção Agrícola Sustentável; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Fármacos;  Biodiversidade e Bioprospecção; Tecnologia Aeroespacial; Ciências do Mar; Computação e Tecnologias da Informação;  Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação); Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;  Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde.

Para saber mais sobre o programa clique aqui.

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936