Encontro de ex-alunos celebra 40 anos do curso de Terapia Ocupacional

5º Encontro de Ex-Alunos de T.O. revive momentos históricos da turma de 2002.

24/10/2012

Encontro de ex-alunos celebra 40 anos do curso de Terapia Ocupacional

5º Encontro de Ex-Alunos de T.O. revive momentos históricos da turma de 2002.

Ex-Alunos, alunos, professores do curso de Terapia Ocupacional, coordenadores de curso e colaboradores da Bahiana lotaram a sala 206 do Pavilhão de Aulas III da Unidade Acadêmica Brotas, na noite da última segunda-feira, 22 de outubro, quando foi realizado o 5º Encontro de Ex-Alunos de Terapia Ocupacional da Bahiana, momento em que também foi celebrado o aniversário de 40 anos de criação do curso e de 14 anos do Serviço de Terapia Ocupacional.

O sucesso do evento prova que o curso está mais ativo e vivo do que nunca, inclusive, passando a reintegrar o Processo Seletivo Formativo 2013.1. "Há muito tempo a gente sonha em ver essa plateia tão cheia como hoje, com alunos, ex-alunos, professores e pessoas especiais que fizeram parte dessa nossa história", declarou a chefe de cerimônia, ex-aluna e atualmente integrante do corpo docente de T.O., Moniere Caroso.

A programação teve início com a aula da saudade das graduandas de 2012.2 que homenagearam colegas e professores pela trajetória dentro da graduação. As ex-alunas, graduadas em 2002, Adriana Balaguer, Carina Pimentel e Patrícia Trindade fizeram um relato de experiências apresentando suas histórias profissionais na área. As ex-alunas presentes receberam uma homenagem do Coral da Bahiana que também participou da celebração.

Em seguida, deu-se início à cerimônia de comemoração dos 40 anos do curso que contou com a presença da diretora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Soliani, do vice-diretor, Dr. Ênio Maynard, da coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas, Prof.ª Luiza Ribeiro, além de convidados como o psiquiatra e diretor-fundador do CETAD, Dr. Antônio Nery, do presidente do Crefito, Dr. José Roberto Borges, do presidente da Associação Brasileira de Terapeutas Ocupacionais, José Naum Mesquita, entre outras autoridades ligadas a essa área da saúde.

Os convidados participaram da solenidade realizando a entrega de placas homenageando ex-alunas, professoras e profissionais que se destacam em suas atuações pelo desenvolvimento da Terapia Ocupacional na Bahia.

Este ano, pela primeira vez, o Encontro de Ex-Alunos ocorreu em paralelo ao I Encontro de Terapeutas Ocupacionais SUS-Bahia, realizado nos dias 22 e 23 de outubro por iniciativa da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia e do CREFITO, com o apoio da Bahiana e da UFBA.

SerTO
Criado em 1998, o Serviço de Terapia Ocupacional do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana presta um atendimento voltado à reabilitação de pessoas com limitações motoras ou cognitivas, visando a sua reintegração social e profissional.

Nele, são atendidas crianças e adolescentes com alterações no processo de desenvolvimento; adultos com idade entre 18 e 65 anos que necessitam de acompanhamento terapêutico na prevenção de tratamento de agravos ou em situações que comprometam a capacidade funcional, no caso dos idosos.

O espaço comporta o estágio curricular, sendo o ambiente propício para que os estudantes da Terapia Ocupacional desenvolvam, na prática, os conhecimentos adquiridos em sala de aula, teoricamente.

Confira as fotos!

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936