Notícias

Notícias

Bahiana incentiva o crescimento de docentes

PROIDD realiza curso e oficinas para professores da Bahiana.

compartilhe

A Bahiana, por meio do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente (PROIDD), está disponibilizando atividades de extensão gratuitas para seus professores. Juntando esforços, os coordenadores de curso também participam das ações. 

Dentro da iniciativa, já foi realizada a oficina “Gestão de Grupos Pedagógicos”, ministrada pela coordenadora do curso de Psicologia, Mônica Daltro e pelo professor Ubton Nascimento, no mês de outubro e contou com a presença de docentes de diferentes cursos, possibilitando um rico momento de aprendizagem e troca de experiências. Também em outubro, a coordenadora do curso de Medicina, Dra. Marta Menezes, orientou a capacitação de professores para a construção da prova OSCE.

Dando continuidade ao aprimoramento dos docentes da Bahiana, será realizada a segunda oficina "Muito prazer, eu sou a ABP" que consiste em dois encontros sequenciais que acontecerão nos dias 10 e 24 de novembro. A oficina será ministrada pelos professores Jorge Clarencio Souza Andrade e Cláudia de Carvalho Santana e tem como objetivo apresentar fundamentos básicos sobre a aprendizagem baseada em problemas-ABP, assim como e propiciar uma experiência prática do método.

Horário
8h a 12h e 13h30min a 17h30min, na Unidade Acadêmica Cabula, Sala 107, Pavilhão III.

Programa do Primeiro Encontro - 10 de novembro de 2012
1. Contextualização histórica da metodologia ABP.
2. Compreendendo os sete passos da ABP.
3. Como elaborar um problema: definição de conteúdos, propósitos e aplicabilidade.
4. Atividade prática.

Programa do Segundo Encontro - 24 de novembro de 2012
1. O papel do tutor e a aprendizagem significativa.
2. O processo avaliativo.
3. Reflexões sobre o trabalho docente em equipe.
4. Atividade Prática.

A terceira oficina, “Planejamento Pedagógico” ocorrerá no dia 1º de dezembro e será ministrada pelas professoras Gidélia Alencar e Silva e Ligia Marques Vilas Boas. Essa oficina tem como objetivo apresentar fundamentos básicos sobre o planejamento pedagógico a partir de atividades teóricas e práticas onde o professor poderá elaborar um plano de ensino, considerando a relação entre avaliação, metodologia e conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais.

Horário
8h a 12h e 13h30min a 17h30min, na Unidade Acadêmica Cabula, Sala 107, Pavilhão III.

“Planejar é uma atuação eminentemente humana que tem como função antecipar e organizar a ação. No campo do ensino formal está relacionado à concepção de educação defendida no Projeto Político-Pedagógico da instituição e funciona como documento e instrumento a ser utilizado por docentes e discentes. Podemos defini-lo como uma diretriz, que pode e deve ser modificado ou complementado a partir das necessidades que surjam no decorrer do processo”. (VILAS BÔAS, Lígia - 2011).
 

Número de vagas por oficina: 20 vagas.

 

Informações e inscrições
Secretaria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão

Unidade Acadêmica Brotas  
Av. D. João VI, 275 - Brotas
Fone: 71. 3276-8265
posgrad2@bahiana.edu.br

Unidade Acadêmica Cabula
Av. Silveira Martins, 3386 - Cabula
Fone: 71. 3257-8206
posgrad3@bahiana.edu.br

Contato com a coordenação do PROIDD: sandrabrasil@bahiana.edu.br