Bahiana lança programa de Pós-Graduação 2013

Programação inclui lançamento do Portal de Periódicos da Bahiana.

As sábias palavras do ex-governador da Bahia, ex-ministro da saúde e médico, Prof. Dr. Roberto Santos, foram o ponto alto do lançamento dos Programas de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana e Mestrado Acadêmico em Tecnologias em Saúde 2013 da Bahiana que aconteceu na manhã da última sexta-feira, 1º de março, na Unidade Acadêmica Cabula. A inciativa foi promovida pelo programa de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana.

Em sua aula, o professor Roberto Santos narrou um pouco da história e do desenvolvimento da área médica e da pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Na oportunidade, ele também parabenizou a direção da Bahiana pela beleza e exuberância da Unidade Acadêmica Cabula, que até então não conhecia. Em sua conversa com o público, o palestrante destacou, ainda, a importância de se incentivar a pesquisa no Brasil e, principalmente, na Bahia.

A mesa-diretora de abertura contou com a presença da diretora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, da coordenadora da Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana, Prof.ª Dra. Kátia Sá e dos coordenadores dos programas de pós-graduação da instituição, Dr. Bernardo Galvão, Dr. Marcos Almeida, Dr. Carlos Alfredo Macílio e Dra. Ana Marice Ladeia.

Durante a abertura, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani apresentou a instituição aos novos alunos, dando destaque para o programa de pós-graduação e suas linhas e grupos de pesquisa, bem como para as novidades da aplicação da tecnologia na educação, tendo como exemplo a participação da Escola na Rede Universitária de Telemedicina e Telessaúde (RUTE) e a criação do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (Nutesb).

Prof. Dr. Roberto Santos, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani e professor Armênio Guimarães.

OptPortal Sage
Entre as novidades na tecnologia aplicada à educação anunciadas pela diretora da Bahiana, recebeu destaque a concessão de uso do sistema OptPortal Sage que permite o processamento de imagens em ultradefinição 4K (otimização de imagem quatro vezes maior que a full-HD) com possibilidade de interatividade para usuários em diferentes locais. Para conceder o benefício, a Rede Nacional de Pesquisa, ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), lançou, em 2012, um edital nacional no qual deveriam ser inscritos projetos que melhor utilizassem a tecnologia.

Segundo a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Bahiana, Dra. Kátia Sá, “os projetos precisavam ser inscritos conjuntamente por duas instituições. Foram então inscritos 12 projetos, porém apenas dois foram contemplados, sendo um deles de autoria da Bahiana, tendo como parceiro o Hospital Santa Izabel”. A ferramenta permitirá a videotransmissão, com fins pedagógicos, de sessões clínicas e cirurgias diretamente da unidade hospitalar para a Bahiana e vice-versa. O outro projeto contemplado é de autoria da Universidade Federal Fluminense em parceria com a Aeronáutica.

Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani apresentou a instituição aos novos alunos.

Revistas Científicas
A manhã também foi marcada pelo lançamento das Revistas Científicas da Bahiana no modelo Open Journal que foi apresentado pelo desenvolvedor, Rodrigo Meireles. Segundo Dra. Katia Sá, uma das principais vantagens do modelo é o acesso ao conteúdo em apenas três cliques.

Cada publicação foi apresentada por seu respectivo editor-chefe. A Revista Pesquisa em Fisioterapia, publicação que se encontra no quarto volume e com 36 artigos publicados, foi apresentada pela sua editora-chefe, Prof.ª Kátia Sá. Segundo ela, já existe uma procura por autores ligados a instituições de ensino e pesquisa de outros estados para a publicação de novos artigos científicos.

A Brazilian Journal of Medicine and Human Health, apresentada pela Prof.ª Ana Marice Ladeia, trata-se de uma publicação integralmente em inglês, com seu primeiro volume em Open Journal contando com quatro artigos, dois estudos de caso e um estudo experimental.

Revista Bahiana de Odontologia, apresentada pelo coordenador do curso de Odontologia, Prof. Urbino Tunes, teve o seu primeiro volume lançado em 2010 e encontra-se na terceira edição.

Recém-lançado, o primeiro volume da Revista Enfermagem Contemporânea foi apresentada pelo Prof. Augusto Cesar e conta com oito artigos científicos. A Revista Bahiana de Terapia Ocupacional, apresentada pela Prof.ª Adriana Pimentel (UFBA), foi lançada em 2004, tendo publicados quatro volumes originalmente em formato impresso. A Revista Psicologia, Diversidade e Saúde foi apresentada pela editora-chefe, Prof.ª Marilda Castelar. Com seu primeiro volume lançado em 2012, contando com 11 artigos, a revista tem uma comissão editorial composta por professores pesquisadores de diversas instituições de pesquisa de todo o Brasil.

Também lançada recentemente, a revista Biomedicina em Foco tem como editor-chefe o coordenador do curso de Biomedicina, Prof. Geraldo Argolo. A publicação está recebendo artigos para o lançamento de seu primeiro volume.

CLIQUE AQUI para ver as fotos.

Para conhecer o Portal de Periódicos da Bahiana, acesse: www.bahiana.edu.br/revistas