Residente de Odontologia participa de programa de pós-graduação em Maryland (EUA)

Intercâmbio é fruto de uma parceria entre a Bahiana e a University of Maryland.

15/04/2013

Intercâmbio é fruto de uma parceria entre a Bahiana e a University of Maryland.

O residente do 3º ano do Programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da Bahiana/Hospital Roberto Santos, Vilson Rocha Cortez Teles de Alencar, participa, de 3 a 28 de junho, do programa de intercâmbio da University of Maryland (EUA), graças a um convênio firmado entre as duas instituições.

Em 2011 e 2012, a Bahiana recebeu a visita de turmas de estudantes da graduação de Odontologia da University of Maryland que, por 15 dias, participaram de aulas e atividades de extensão conjuntamente com alunos do mesmo curso da instituição baiana.

Desta vez, a parceria acontece no âmbito da pós-graduação, o que exigiu do residente Vilson Rocha Cortez Teles de Alencar a adequação de todos os seus documentos acadêmicos (histórico acadêmico e da residência, currículo, cartas de recomendação etc.) para o inglês, a fim de serem submetidos à avaliação do coordenador do programa de Residência em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial da instituição americana. "Após quase dois meses de ter-me submetido à aplicação, recebi um e-mail com os detalhes da minha aceitação para o International Medical Observationship Program", diz o residente que é graduado pela Universidade Federal de Pernambuco (2006).

Vilson Rocha Cortez Teles de Alencar

Vilson conta que, diferentemente do Brasil, "onde somente os cirurgiões-dentistas são habilitados a cursar os programa de residência, nos EUA, tanto médicos como cirurgiões-dentistas (CD) estão habilitados a realizar o treinamento. Também há a possibilidade de, durante o treinamento, já na residência, o CD poder optar em suplementar sua formação e, por um período maior de residência (seis anos no total), receber o título de MD (Medicine Doctor), tendo então a dupla graduação (Double Degree). Os cirurgiões-dentistas que preferirem não realizar o Double Degree optam em fazer a seleção para o programa de quatro anos".

Apesar de ter expectativas prévias, o residente acredita que haverá muita surpresa com a experiência. "Acho que minhas expectativas hoje não poderiam ser maiores. Ainda assim acredito que vou me surpreender com tudo aquilo que vou ter contato. A realidade do sistema de saúde americano é completamente diferente do que estamos habituados, isso eu posso testemunhar após constatar as reações e ouvir os relatos dos alunos que nos visitaram aqui no nosso hospital, nos dois últimos anos".

Entre as diferenças que espera encontrar, ele destaca o acesso que o profissional da odontologia tem à tecnologia de ponta que, segundo afirma, está em todos os níveis de atendimento, do mais básico aos procedimentos mais complexos. "No entanto, sabe-se que os preceitos básicos de universalidade e equidade que são seguidos no SUS, aqui no Brasil, não são uma realidade americana. Eles precisam pagar para ter acesso aos serviços de saúde. Porém, em termos de estrutura quanto à Bahiana, as reações foram bem diferentes. Eles realmente diziam que, na maioria das vezes, era tudo muito próximo do que eles tinham lá e, em alguns aspectos nós os superávamos".

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936