Bahiana participa da X Feira de Saúde da Paróquia de Brotas

Escola realiza atendimento através de seu Ambulatório Docente-Assistencial.

27/05/2013

Bahiana participa da X Feira de Saúde da Paróquia de Brotas

Escola realiza atendimento através de seu Ambulatório Docente-Assistencial.

A participação do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana na X Feira de Saúde da Paróquia de Brotas foi um sucesso, mais uma vez. Realizado por meio de uma parceria entre a paróquia e o ADAB, o evento aconteceu no último sábado, no Centro Comunitário Monsenhor Edmilson da Igreja Nossa Senhora de Brotas e teve como responsáveis a diretora do ambulatório e coordenadora do curso de Medicina, Dra. Eliana de Paula e o administrador da paróquia, Sr. Paulo Simone.

O ADAB coordenou diversas atividades, a exemplo da uma ação de Educação para Saúde que abordou temáticas como hipertensão arterial, diabetes, alimentação saudável etc. e foi coordenada pela Prof.ª Maria Cristina Gomes de Santana, em conjunto com estudantes do 1º semestre de Medicina e com as professoas Sara Rocha e Suzana Vasconcelos.

A coordenadora de Enfermagem do ADAB, Enf.ª Ana Paula Monteiro e o professor de Biomedicina, Sidney Santana, coordenaram a atividade Medidas de Prevenção e Controle, oferecendo aos visitantes da feira o cálculo Índice de Massa Corpórea (IMC), aferição de pressão arterial, dosagem de glicemia capilar e teste de hepatite C.

Foram oferecidas aos idosos atividades de fisioterapia, coordenadas pela gestora da Clínica de Fisioterapia do ADAB (Cafis), Selena Dubois e pelo Prof. Henrique Aragão, em conjunto com estudantes do curso.

Os residentes do Instituto de Perinatalogia da Bahia (IPERBA) realizaram a coleta de lâminas de citologia vaginal que serão, posteriormente, analisadas no ADAB.

A feira contou também com a participação do Hospital Humberto Castro Lima que ofereceu exames de acuidade visual, realizados por seus residentes. O Hemoba também esteve presente com a coleta de doação de sangue e o SESI ofereceu atividades de prevenção de cárie dental, além de corte de cabelo.

O evento contou também com a participação da vigilância sanitária e com o SAMU que desenvolveu palestras para a prevenção de acidentes.

Foram atendidas 441 pessoas no total. Confira os números:

- 385 pessoas tiveram o seu índice de massa corporal calculado. A maioria tinha sobrepeso;
- 385 aferiram a pressão sanguínea, 33% apresentaram níveis tensionais acima do esperado;
- 385 mediram a glicemia capilar, 39 deles com níveis que sinalizavam alteração do metabolismo da glicose, sendo encaminhados a uma melhor investigação para confirmar ou não diabetes;
- dos que testaram para hepatite C, dois foram positivos;
- na clínica de fisioterapia, 26 atendimentos fisioterapêuticos e 30 atendimentos com foco na prevenção de quedas no idoso, sendo realizados 30 testes específicos de equilíbrio seguidos de orientações.

Confira as fotos.

Campus Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Campus Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936