IX Fórum Pedagógico da Bahiana.

PROIDD divulga o programa de atividades do evento.  CONFIRA A PROGRAMAÇÃO!

INSCRIÇÕES ENCERRADAS.

A Bahiana acaba de divulgar a programação do IX Fórum Pedagógico, principal evento do calendário do Programa Institucional de Desenvolvimento Docente (PROIDD). O encontro acontecerá nos dias 16 e 17 de agosto, no Centro de Convenções da Bahiana (U. A. Cabula), e reunirá professores da Bahiana e de instituições de ensino parceiras.

Nesta edição, serão realizadas duas oficinas: Avaliação por Competência - coordenada pela Prof.ª Dra. Léa Anastasiou - e Metodologias Ativas de Aprendizagem, coordenada pelos professores Dr. Bruno Gil C. Lima, Dra. Ieda Maria B. Aleluia e Dra. Marta Menezes, do curso de Medicina da Bahiana.

Para a participação na oficina Avaliação por Competência, é fundamental a leitura prévia dos textos indicados pela Prof.ª Dra. Lea Anastasiou. O material deverá ser levado para o encontro, pois contribuirá para o desenvolvimento das reflexões e aquecer as discussões.

AVALIAÇÃO, ENSINO E APRENDIZAGEM: anotações para um começo de conversa

O Modelo das Competências Profissionais no Mundo do Trabalho e na Educação: Implicações para o Currículo

Verificação ou Avaliação: O Que Pratica a Escola?

SEXTA-FEIRA – 16 DE AGOSTO

8h a 12h

Oficina: Avaliação por Competência
Prof.ª Dra. Léa Anastasiou – Pós-Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP)

Apresentação de diferentes conceitos de competência, visando à definição de ações docentes e discentes para a construção de competências e formas de avaliação por meio de critérios de acompanhamento de determinantes cognitivos, procedimentais e atitudinais.

Coffee Break: 10h a 10h30

14h a 17h

Oficina: Metodologias Ativas de Aprendizagem – Team-Based Learning (TBL): uma forma cooperativa de construção do conhecimento
Prof.ª Dra. Marta Menezes – doutora em Medicina Interna (Universidade Federal da Bahia) e coordenadora do Núcleo de Telemedicina e Telessaúde da Bahiana (NUTESB); Prof.ª Dra. Ieda Maria B. Aleluia – mestre em Medicina e Saúde (Universidade Federal da Bahia) e Prof. Dr. Bruno Gil C. Lima – doutor em Saúde Coletiva (Universidade Federal da Bahia)

Apresentação do panorama atual das metodologias ativas, com a realização de uma experiência prática em Team-Based Learning – método de ensino baseado em equipes de estudo.

Coffee Break: 15h30 a 15h50

SÁBADO, 17 DE AGOSTO

8h a 9h

Abertura
Prof.ª Dra. Maria Luisa Soliani – Diretora da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e coordenadora-geral da Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências.

Apresentação: Missão Dada, Missão Cumprida!
Prof.ª Me. Cristiane Costa Dias – Doutoranda e mestre em Medicina e Saúde Humana pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; professora do curso de Fisioterapia da Bahiana.

Participação: alunos do 8º semestre do curso de Fisioterapia.

Apresentação: Que Universidade Nós Queremos Ser?
Francisco Ramalho – Assessor de Planejamento da Bahiana.

Coffee Break: 9h a 9h20

9h30 a 12h30

Oficina: Que Professor Nós Queremos Ser?
Prof.ª Dra. Maria Luisa Soliani e Prof.ª Dra. Léa Anastasiou.