Olimpíadas USP Inovação 2013

Inscrições abertas até 18 de setembro!

Fruto de uma parceria entre a Agência USP de Inovação e a Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, as Olimpíadas USP Inovação 2013 encontram-se com inscrições abertas até o dia 18 de setembro e visam estimular a criatividade, inovação e empreendedorismo. Podem inscrever-se graduandos, pós-graduandos, docentes, pesquisadores e funcionários especializados das instituições de ensino superior.

Este ano, as olimpíadas foram divididas em três categorias: ideias inovadoras, prova de conceito e empresa nascente.

O evento encontra-se em sua terceira edição. A primeira foi realizada em 2008 e contou com a participação de 456 projetos inscritos, dos quais 21 foram selecionados como finalistas.  A segunda,que aconteceu em 2011, foi contemplada com a inscrição de 641 projetos. Este ano, as olimpíadas contam com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

As categorias estão assim organizadas:

CATEGORIA I - IDEIAS INOVADORAS

Destinada a ideias/conceitos inovadores, estruturados e exequíveis.

Público participante: alunos, docentes e funcionários da Universidade de São Paulo.

Avaliação e Classificação: Os projetos serão avaliados e receberão pontuação de zero a dez por, no mínimo, três avaliadores indicados pela coordenação da olimpíada. A classificação será realizada da maior para a menor, pela média de pontuação, de acordo com os critérios estabelecidos.

CATEGORIA II - PROVA DE CONCEITO

Destinada a projetos inovadores de pesquisas científicas estruturadas, exequíveis e com potencial de aplicação econômica e/ou social.

Público participante: alunos, docentes e funcionários de universidades, institutos e centros de pesquisa do Estado de São Paulo.

CATEGORIA III - EMPRESA NASCENTE

Destinada a negócios estruturados e exequíveis baseados em pesquisas científicas fundamentadas, inovadoras e com forte apelo social.

Público participante: empresas legalmente constituídas no Brasil com até três anos de fundação.

Visite: