Agosto das Artes reúne talentos da Bahiana

Em mais uma edição, projeto acontece com a participação de alunos, professores e colaboradores.

“A arte é um dos meios que une os homens.”
Leon Tolstoi

Transformar-se e formar-se por meio das artes. Essa é a proposta do projeto Agosto das Artes, uma iniciativa que integra o programa Sintoniacontocom do NAPP - Núcleo de Atenção Psicopedagógica, que visa o enriquecimento da vida universitária, a integração e a comunicação entre estudantes, professores e colaboradores da Bahiana. Este ano, o projeto aconteceu nos dias 20 e 22 de agosto, pela terceira vez na Unidade Acadêmica Brotas e sexta-feira, dia 30, pela segunda vez, na Unidade Acadêmica Cabula.

“Acreditamos que a arte faz parte da formação do ser humano, portanto o Agosto das Artes é um convite a uma formação sensível à criatividade e às diferenças. Convidamos nossos alunos, professores e funcionários a compartilharem seus talentos”, explica a gestora do NAPP, Prof.ª Angélica Mendes.

As apresentações do Agosto das Artes ocorrem sempre das 12h30min às 14h, horário em que todos podem participar, sem interferir nas atividades acadêmicas e administrativas. Este ano, na Unidade Acadêmica Brotas, foi realizada uma exposição de fotografias da coordenadora e professora do curso de Medicina, Dra. Eliana de Paula; exposições de artesanato de pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Aristides Novis, de roupas da artista plástica Aline Costa, além do Sebo Literário que todos os anos “promove a divulgação da leitura e do conhecimento, através da circulação de livros que arrecadamos durante todo o ano”, declara Prof.ª Angélica.

Além das exposições, foram realizadas apresentações musicais, oficinas de carpintaria e de pinturas especiais em madeira, declamação de poesias, a apresentação de um cordel sobre a psicologia e o trabalho do psicólogo na contemporaneidade, realizada pelo estudante do segundo semestre de Psicologia, Kaíke Costa Oliveira de Jesus. “É uma satisfação imensa participar desse trabalho e o que me motivou foi difundir a psicologia. Nós, estudantes e profissionais precisamos levar essa psicologia para muitas pessoas que não a conhecem. Então, desde já, está implantado em minha mente que a psicologia é algo bom e interessante e também muda as pessoas. Transforma diretamente o homem”, declarou o estudante.

Este ano, o NAPP contou com o apoio dos estudantes de psicologia Carolina de Oliveira Miranda, Conceição Maria de Lima Dias, Dermeval do Nascimento Filho, Estela Maria Miranda Guimarães, Veridiana da Paz Alves Santos e do estudante de fisioterapia Vitor Pontes Soares, na organização e realização do evento.

Confira as fotos.