Bahiana no topo do Ranking Universitário da Folha de São Paulo

Jornal de circulação nacional destaca a Bahiana entre os cursos de saúde mais reconhecidos no mercado de trabalho.

DESTAQUES BAHIANA

Curso de Medicina

4º lugar - entre todos os cursos privados avaliados
23º lugar - entre todos os 172 cursos públicos e privados avaliados

Norte/Nordeste
1º lugar - entre todos os 52 cursos públicos e privados avaliados

Bahia
1º lugar - entre todos os 6 cursos avaliados -  4 públicos e 2 privados

Curso de Odontologia

Bahia
1º lugar - entre todos os 5 cursos privados avaliados
2º lugar  - entre todos os 9 cursos avaliados, sendo 4 públicos e 5 privados

Norte/Nordeste
1º lugar - entre todos os 37 cursos privados avaliados
10º lugar - entre todos os 56 cursos avaliados, sendo 19 públicos e 37 privados

Ranking da Qualidade de Ensino

O curso de Medicina da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública ficou entre os 25 melhores do Brasil, no que se refere à qualidade de ensino, em um total de 172 cursos avaliados, entre instituições públicas e privadas, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF), promovido pelo jornal Folha de São Paulo e publicado na edição do veículo, na última segunda-feira, 9 de setembro.

Na matéria, a diretora da Bahiana, Dra. Prof.ª Maria Luisa Soliani destaca o fato de a Bahiana ser a primeira instituição no país a adotar a saúde da família e comunidade como disciplina obrigatória na graduação. Confira a matéria.

Segundo essa avaliação, o curso de Medicina alcançou a 23ª colocação no Brasil e a 1ª colocação nas regiões Norte e Nordeste, entre todas as instituições públicas e privadas avaliadas. Entre as instituições privadas de todo o país, o curso de Medicina da Bahiana foi o 4º colocado.

Por sua vez, o curso de Odontologia da Bahiana ficou classificado como a melhor graduação de instituição privada do Norte e Nordeste e o segundo melhor curso da Bahia, entre públicos e privados. O RUF avaliou um total de 188 cursos de Odontologia de todo o Brasil.

A avaliação estabeleceu uma pontuação total de 100, sendo ela composta por cinco pontos correspondentes à nota do ENADE; 20 pontos à porcentagem de professores com doutorado (dados do MEC) e 75 pontos à avaliação realizada por 465 professores universitários, cadastrados pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira, ligado ao Ministério da Educação (MEC). Esses critérios estabelecerem um Ranking de Ensino.

Ranking do Mercado de Trabalho

Por meio de pesquisa Datafolha, o RUF também ouviu 1.681 responsáveis pela área de recursos humanos de empresas, os quais escolheram os cursos das instituições que eles mais valorizam, compondo assim, um Ranking do Mercado de Trabalho.  Os cursos que obtiveram o mesmo número de citações foram agrupados em uma mesma colocação. A maior pontuação foi 100.

Segundo o critério de reconhecimento de mercado, os cursos da Bahiana obtiveram as seguintes pontuações e colocações:

FISIOTERAPIA: 96.9 (2ª melhor nota) – 5º lugar no Brasil

ENFERMAGEM: 92.9 (2ª melhor nota) – 13º lugar no Brasil