Notícias

Notícias

Estudantes de Medicina solidarizam-se com o Outubro Rosa

Campanha acontece desde 2012.

compartilhe

Outubro é o mês oficial da conscientização de combate ao câncer de mama. Uma linda maneira mundialmente utilizada para relembrar a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença é através da campanha "Outubro Rosa", que remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama, o segundo tipo da doença mais recorrente.

Dessa forma, a turma do terceiro semestre do curso de Medicina da Bahiana decidiu abraçar a campanha, passando a vestir rosa para representar um dos momentos mais delicados e voltados para a saúde da mulher que acontecem no ano. 

 
Turma do 3º semestre de Medicina da Bahiana


"Foi uma iniciativa que tomamos em outubro de 2012, quando ainda éramos os novos calouros da Bahiana, o que resultou na união da turma, incentivando-nos a fazer parte da campanha em todos os anos seguintes!", declara a acadêmica Maíra de Castro Fernandes. Ela explica que o “Outubro Rosa é mais do que uma campanha de prevenção e promoção a saúde, é um momento em que os olhos estão voltados para o cuidar da mulher, da atenção que ela recebe do outro e, principalmente, dela mesma. A campanha incentiva o olhar ativo da mulher sobre si, sobre o conhecimento do próprio corpo e as mudanças que não podem passar despercebidas".

Segundo a aluna, a campanha também chama a atenção para a importância do autoexame, "uma das principais maneiras de identificar possíveis alterações no seio e, dessa forma, garantir o diagnóstico precoce de uma possível doença. Vamos fazer a nossa parte e participar desse momento. Como profissionais da área de saúde, como mulheres, como filhos e filhas, como irmãos e irmãs, como mães, como maridos e esposas, vamos também fazer nossa campanha e incentivar o cuidado feminino. Vamos vestir rosa pelas mulheres do mundo".