Calouros de Psicologia são recebidos com palestra

Compositor e educador Paulo Costa Lima fala sobre o papel da cultura na universidade.

“Não existe uma universidade, mas muitas universidades”. Com esta fala, o professor Paulo Costa Lima iniciou sua explanação durante a palestra ministrada na última sexta-feira, 31 de janeiro, na Unidade Acadêmica Brotas. O evento marcou o início do ano letivo do curso de Psicologia. Estiveram presentes a coordenadora do curso, Prof.ª Mônica Daltro, professores e estudantes.

Profs. Mônica Daltro, Paulo Costa e Fábio Giorgio

O palestrante propôs aos presentes uma reflexão sobre a construção histórica da universidade brasileira, incluindo a influência dos portugueses e índios na construção da cultura nacional. “A universidade só existe como produto de conhecimento, (...) é uma máquina interpretativa e não reprodutiva,” afirmou.

Compositor e educador, o Prof. Paulo Costa Lima destacou o movimento de homogeneização da cultura e seus efeitos na saúde, nas formas de pensar da Psicologia e a necessidade de assumir uma postura interpretativa dessa cultura no âmbito da universidade. Referiu-se também à importância da inserção da universidade em atividades de extensão e em ações de natureza multiprofissional, viabilizando a discussão sobre o sentido dos cursos universitários para a cultura da cidade onde se inserem.

fotos-psicologia-palestra-310114-6-1-jpg