Programa Candeal realiza Sábado Saudável

Comunidade abre suas casas para realização da ação comunitária.

A união faz a força. A frase é clichê, mas foi justamente a união dos alunos e professores do Programa Candeal com os moradores da Comunidade da Rua Amazonas que garantiu o sucesso do Sábado Saudável, realizado no dia 22 de março. Salas, garagens, varandas foram convertidas em espaços para a prática de alongamento e consultórios onde os moradores puderam receber atendimento.

Monitorados pelas professoras Cláudia Santana (Enfermagem), Lea Ferreira (Biomedicina) Lavínia Boaventura Silva (Fisioterapia), Renata Roseghini (Biomedicina) e Maria Antonieta Araújo, coordenadora do Programa Candeal, os estudantes dos diversos cursos da Bahiana realizaram atendimentos de acupuntura auricular; oficina de Ioga e de teatro; demonstração de primeiros socorros; aferição de índice glicêmico, tensão arterial e Índice de Massa Corpórea (IMC); média uterina de gestantes; orientações sobre saúde bucal; além de atividades lúdicas incluindo oficina com adolescentes como jogos musicais, projeção de filmes e educação infantil.

Segundo Prof.ª Maria Antonieta, o Sábado Saudável constituiu-se como “uma aula viva de participação social, de educar adultos e crianças, de acolher famílias, de orientar mães, de conscientizar adolescentes, entre outras tantas atividades realizadas, reafirmando este programa interdisciplinar como a prática em saúde coletiva”.

Para a moradora D. Lourdes Soares Brandão, responsável pela Pastoral da Criança na comunidade, a iniciativa da Bahiana "está de parabéns. Um verdadeiro sucesso e que contou com a participação da comunidade", declara contando que as famílias abriram suas casas de forma espontânea. "Tem um morador que sempre abre sua garagem para as atividades com as crianças", conta.

“O Programa Candeal é uma forma de praticarmos tudo que aprendemos e associar à realidade da população brasileira, é fazer saúde com o pouco que às vezes é proporcionado”, relata o estudante de Odontologia, Luiz Mateus Lago da Costa.  Ele integrou o programa no ano passado, mas como se identificou tanto com o trabalho, resolveu voltar e voluntariamente participar da ação. “O que me fez retornar foi o contato com os desfavorecidos. Mesmo um gesto tão simples nosso, pode mudar a rotina de muita gente da comunidade. Vou sempre querer ajudar da forma que posso”, declara o estudante.

Outra importante semente plantada durante o evento foi a criação de uma biblioteca comunitária. Durante o trote solidário promovido pelo DA de Biomedicina, foram arrecadados mais de dois mil livros, material que foi doado à comunidade durante o Sábado Saudável. A ideia é que moradores da Rua Amazonas recebam uma capacitação do setor de Bibliotecas da Bahiana para administrar a unidade que será implantada. As ações prestaram um atendimento a cerca de 180 pessoas, sendo que cada uma deveria participar de, no mínimo, três atividades para ter direito a um sorteio de cestas básicas também arrecadas durante o trote solidário.