Palestra celebra Dia da Luta Antimanicomial

Psiquiatra mexicano fala sobre experiência com o Hospital Dia em evento gratuito.

Com o objetivo de refletir a Luta Antimanicomial, movimento celebrado no dia 18 de maio, o curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realiza, na próxima sexta-feira, 16 de maio, a partir das 7h30min, na Unidade Acadêmica Brotas, a palestra “Luta Antimanicomial no México: Hospital Dia”, com o psiquiatra mexicano Dr. Alejandro Patiño Román.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral. Na ocasião, o médico irá apresentar o conceito de Hospital Dia e como essa experiência vem acontecendo em seu país de origem. Entre os pontos destacados por Dr. Alejandro Patiño Román, está o tratamento humanizado oferecido por esse modelo que acolhe os pacientes com transtorno mental apenas durante o dia para terapias em grupo ou individuais, atividades laborais, de lazer e desportivas, com o principal "objetivo de reabilitar o paciente com transtorno mental para conviver com sua família e com a sociedade e, para isso, ele precisa estar clinicamente estável e bem controlado farmacologicamente. O Hospital Dia é um serviço caro, porém mais econômico que o internamento do paciente com doença mental".

Com relação à Luta Antimanicomial, Dr. Alejandro a destaca como válida, tendo em vista que o antiquado modelo de confinamento marginaliza socialmente o paciente com transtorno mental. "Penso que essas pessoas devem receber um tratamento assim como qualquer outro paciente de doença crônica, sendo, portanto, atendido pelo médico com compreensão e dignidade. Indo mais a fundo, o problema não está ligado à saúde mental exatamente, mas às variáveis sociais, econômicas e políticas e, por isso, essa luta é radicalmente profunda, pois se refere a uma consciência global para obter o reconhecimento, de forma complexa, do que seja a doença mental e da validade dos direitos humanos do paciente psiquiátrico".

Palestra: Luta Antimanicomial no México: Hospital Dia

Data: 16 de maio de 2014