Pesquisa e Inovação | Apresentação

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO
ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA
 
A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PP&I) da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (EBMSP) é responsável pela política institucional de pesquisa, inovação tecnológica e proteção da propriedade intelectual nos diversos campos de investigação científica e ensino na área da saúde.
 
Órgão setorial meio, a Pró-Reitoria de P&I permeia ações que impactam diretamente nos cursos de graduação e pós-graduação, nos Grupos de Pesquisa certificados e cadastrados no Diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), entre discentes e docentes pesquisadores da EBMSP, objetivando a excelência na formação profissional, a produção de conhecimento e o desenvolvimento de novas tecnologias para a promoção da saúde e bem-estar social.
 

Estrutura organizacional:

Estruturalmente a Pró-Reitoria de P&I possui quatro setores estratégicos:

 
1. Núcleo de Projetos de Pesquisa em Saúde (NUPS): setor de monitoramento dos Editais das Agências de Fomento para pesquisa e inovação, suporte de submissão de projetos dos pesquisadores e prestação de contas, acompanhamento dos Grupos de Pesquisa da instituição, prospecção e acompanhamento de bolsas de pesquisa e produtividade científica;
 
2. Núcleo de Iniciação Científica e Tecnológica (NICTEC): setor responsável pelo gerenciamento e acompanhamento do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIBIC) e Tecnológica (PIBIT), bolsistas e voluntários, da EBMSP, da FAPESB e do CNPq;
 
3. Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT): setor responsável pela prospecção de projetos e produtos inovadores, proteção de conhecimento científico e tecnológico, transferência de tecnologias e disseminação da cultura de inovação, empreendedorismo e propriedade intelectual da EBMSP;

4. Núcleo de Pesquisa e Inovação (NUPI): centro de compartilhamento de equipamentos, expertise e apoio ao desenvolvimento de projetos vinculados aos Grupos de Pesquisa da EBMSP, bem como prestação de serviços especializados.

Importância da pesquisa e inovação na formação profissional:
 
De acordo com o cientista e filósofo Albert Einstein, físico teórico alemão, “O valor da educação universitária não está em aprender muitos fatos, mas em treinar a mente para pensar”.
 
Esse é o verdadeiro espírito científico de formação profissional. Nosso papel é formar “cabeças pensantes”, é fazer o estudante “aprender a aprender”, é ensinarmos o uso do conhecimento como instrumento capaz de redefinir conceitos e produzir novas realidades, tendências.
 
A pesquisa na instituição de ensino tem esse papel: qualificar a formação profissional buscando transformar cidadãos em sujeitos críticos, reflexivos, propositivos, inovadores e, por conseguinte, transformadores da sociedade.
 
Além disso, a pesquisa é uma ferramenta indispensável para a produção do conhecimento, o desenvolvimento de novos produtos e a inovação tecnológica.
 
Pró-reitor Atson Carlos de Souza Fernandes
atsonfernandes@bahiana.edu.br

Gabinete da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação
pesquisaeinovacao@bahiana.edu.br
3276 8289| Ramal 9289
Voltar

Unidade Acadêmica Brotas

Av. Dom João VI, nº 275, Brotas.
CEP: 40290-000
tel.: (71) 3276 8200
fax.: (71) 3276 8202

Unidade Acadêmica Cabula

Rua Silveira Martins, nº 3386, Cabula
CEP: 41150-100
tel.: (71) 3257 8200
fax.: (71) 3257 8230

Coordenadoria Geral

Av. Dom João VI, nº 274, Brotas.
CEP: 40285-001
tel.: (71) 2101 1900
fax.: (71) 3356 1936