XII Ciência com Acarajé
16/04/2015
compartilhe
No dia 16 de abril, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública foi palco do “XII Ciência com Acarajé”, na Unidade Acadêmica Cabula. O evento foi promovido pelo PET Biomedicina e trouxe informações sobre inovações da ciência e tecnologia voltadas para a saúde. Na programação, foi ministrada uma palestra pelo Dr. Ronald Edward Blanton, graduado em Medicina pela Universidade Case Western Reserve, em Cleveland, Ohio (EUA) sobre o tema “Genética de populações aplicada à saúde pública”.
O professor de Biomedicina da Bahiana e tutor do PET Biomedicina, Sidney Santana, relata que o Ciência com Acarajé é um evento bastante prestigiado e que sempre procura trazer inovações para o seu público.
“A gente sempre vêm em busca de assuntos novos, olhando sempre a parte de inovação de tecnologia voltada para saúde. Dessa vez, estamos trazendo um médico norte-americano que vai falar sobre genética de populações a serviço da saúde. Ele tem muitos trabalhos nessa área voltados para o Brasil e para a África . É um profissional renomado com muitos artigos publicados, muitos capítulos de livros e muitos desses livros são utilizados pelos alunos do curso de Biomedicina”, explica.
O Dr Ronald Edward Blanton, mestre graduado pela Case Western Reserv University(EUA) e especialista em doenças infecciosas, explanou um pouco sobre pesquisa e saúde pública , utilizando a abordagem de genética .
“Apresentei uns conceitos básicos de genética de populações, um estudo sobre a esquistossomose, especificamente um projeto para Schistosoma e Schistosoma urbano, controle, causas da doença e alguns conceitos sobre parasitologia.” informa.
O evento é uma grande realização do PET Biomedicina e obteve inscrições acima do esperado. Ao fim da programação, os participantes puderam se deliciar com um saboroso prato típico baiano, o acarajé.