A Unidade Acadêmica Cabula sediou, no dia 16 de junho, o Fórum “Diálogo e Ética”, fruto de uma parceria entre a Bahiana e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-Ba).
O evento foi organizado pela Câmera Técnica de Ensino e Legislação do COREN-BA e contou com a presença da presidente do COREN – BA, Enf.ª Maria Luísa de Castro, da conselheira Idalina Engracia Ferreira, da coordenadora do curso de Enfermagem da Bahiana, Prof.ª Cristiane Magali Freitas, dos membros da Câmera Técnica de Legislação e Ensino, Prof. Gilberto Tadeu Reis e Prof.ª Rosicleide Freitas, e dos docentes e discentes das instituições de ensino superior de Salvador: Bahiana, Ucsal, Ufba, Uninassau, Unijorge e Dom Pedro.
A programação reuniu docentes e discentes com o objetivo de divulgar o trabalho de sensibilização e aproximação do (COREN-BA), dos profissionais e futuros profissionais da categoria, através de ações de educação permanente, com metodologias ativas para melhor entendimento do trabalho que vem sendo realizado, bem como uma discussão sobre o papel do enfermeiro na sociedade contemporânea, baseado em suas atribuições e responsabilidade respaldadas pelo código de ética profissional. “O encontro foi de fundamental importância no sentido de aproximar os acadêmicos de enfermagem com o código de ética. Na graduação, o tema perpassa de maneira transversal, contudo, o código de ética dos profissionais de enfermagem não ganha destaque, levando o aluno a não associar sua prática de acordo com normas e procedimentos previstos por este instrumento de validação do exercício profissional. Ações como esta, realizadas nas Escolas, promovem o debate para melhor entendimento das minhas atribuições como profissional, evitando assim que ocorram infrações éticas no caminhar profissional”, declarou a estudante de Enfermagem da Bahiana, Vanessa Fidelis.
Confira as fotos.