PET - REDES encerra suas atividades
Evento integrou docentes, profissionais de saúde, discentes e representes do Ministério da Saúde e da secretaria de Saúde do Estado.
31/07/2015
compartilhe
Na programação, que reuniu docentes e discentes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Psicologia e profissionais que atuam nos serviços de saúde, foram apresentados os resultados de dois anos de trabalho comunitário da Bahiana em conjunto com o Ministério da Saúde. Durante o evento, foi realizada uma mesa-redonda, intitulada: “Sinuosidades da Construção do Cuidado em Rede” e uma exposição, em três estandes, das experiências e produções construídas ao longo da realização do PET- Saúde, apresentadas pelos alunos.
Participaram da mesa de abertura a coordenadora do PET, Prof.ª Carolina Pedroza de Carvalho Garcia, a preceptora do PET, Prof.ª Lígia Marques Vilas Bôas, Prof.ª Maria de Lourdes de Freitas Gomes, coordenadora de Ensino de Graduação e Pós-graduação da Bahiana, Prof. Flávio Borges, avaliador do Ministério da Saúde.
A apresentação do painel foi coordenada por Prof.ª Marta Menezes, preceptora voluntária do PET Saúde e idealizadora do Projeto PetSaúde – Redes Bahiana e contou com a participação de Prof. David da Costa Nunes, preceptor do grupo Saúde da Mulher, Prof.ª Maria Constança Cajado, preceptora do grupo Saúde da Criança, a estudante Larissa Porto, do Grupo Saúde do Adulto, a estudante de enfermagem Priscila Mascarenhas, do Grupo Saúde da Criança e a estudante de psicologia Tayenne Nascimento, do Grupo Saúde da Mulher.
A aluna do 9° semestre do curso de Enfermagem, Ana Lorena, relata que participar do PET foi uma experiência única de grande importância para o enriquecimento do seu conteúdo acadêmico. “Tivemos a oportunidade de atender a comunidade e essa experiência é ímpar. Com o PET assumi um perfil diferenciado de profissional, pois trabalhamos em grupo com outros cursos tanto de medicina como psicologia e, com isso, enriqueci muito meu aprendizado”.
“O PET proporcionou um momento de integração e compartilhamento de experiências entre todos os envolvidos, tanto dos tutores, como discentes e docentes. É um crescimento tanto para a academia quanto para o serviço”, explana a coordenadora de ensino de graduação e pós-graduação, Prof.ª Maria de Lourdes.
A preceptora do PET, Prof.ª Lígia Marques Vilas Bôas, conclui que o evento foi de grande importância e impacto para os alunos. “Pretendemos dar continuidade a esse trabalho. O Ministério da Saúde foi um indutor, mas, na verdade, é uma ação que iremos buscar incorporar à cultura da instituição”, finaliza.