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INFORMAÇÕES PRELIMINARES SOBRE O PROCESSO SELETIVO FORMATIVO 2010.1 

 

POR FAVOR, LEIA COM ATENÇÃO ANTES DE PROSSEGUIR

Dando continuidade ao processo de mudanças curriculares dos projetos político-pedagógicos dos seus persos Cursos de Graduação, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública informa que:

 

1)      A partir de 2010.1, visando à qualidade e à excelência do ensino/aprendizagem, os projetos político-pedagógicos dos Cursos de Medicina, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem e Odontologia contemplam aspectos interdisciplinares e intercursos, permitindo transferência interna entre os referidos cursos.

 

2)      Somente os alunos dos Cursos de Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem e Odontologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a partir do término do 2º ano ou do 4º semestre dos respectivos cursos, poderão concorrer às vagas do Curso de Medicina que serão disponibilizadas para este fim em 2012.1, em processo seletivo interno, obedecendo às normas regulamentares que serão previamente pulgadas.

 

3)      A partir de 2011.1não haverá mais a possibilidade de transferência externa para o Curso de Medicina.

 

PROCESSO SELETIVO FORMATIVO PARA INGRESSO NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM 2010.1 – PRESSUPOSTOS BÁSICOS

 

O ingresso nos Cursos da ESCOLA BAHIANA DE MEDICINA E SAÚDE PÚBLICA – EBMSP, se fará pela realização do Processo Seletivo Formativo e pela utilização do resultado da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, de forma opcional e complementar ao Processo Seletivo.


São pressupostos básicos deste Processo Seletivo:

1.      Selecionar candidatos com perfil mais adequado à natureza e à concepção dos Cursos de Graduação que oferece, adotando nos instrumentos de avaliação um conceito mais prospectivo, sem perder de vista a necessidade de trabalhar com os atributos de uma avaliação retrospectiva quanto aos conhecimentos, habilidades, competências e atitudes trabalhadas dos níveis anteriores de escolaridade dos inpíduos submetidos ao Processo Seletivo Formativo.

2.      Ampliar a credibilidade e a confiabilidade do Processo Seletivo Formativo, com o objetivo de alinhar este Processo aos princípios pedagógicos da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, uma instituição tradicional, mas contemporânea, que privilegia a excelência de ensino na formação dos seus alunos.

3.      Realizar um Processo Seletivo Formativo com momentos distintos e atividades específicas, valorizando as persas competências dos candidatos (cognitivas, emocionais, sociais, comunicacionais, interrelacionais), além de validar a identificação do candidato com a área da Saúde.

 

A partir desses pressupostos, foram construídos dois modelos de Processos Seletivos Formativos para o ingresso de candidatos nos Cursos de Graduação da EBMSP, um modelo para o Curso de Medicina e outro modelo para os Cursos de Psicologia, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem e Odontologia.

 

          

CURSO DE MEDICINA

 

O Processo Seletivo Formativo 2010.1 para ingresso de candidatos ao Curso de Medicina apresenta uma arquitetura acadêmica construída por duas fases avaliativas:

 

1ª FASE – 22 DE NOVEMBRO de 2009 - DOMINGO
PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS, nas quatro áreas do conhecimento:
1. Linguagens (Língua Portuguesa e Língua Inglesa);
2. Ciências Humanas e Atualidades (História e Geografia);
3. Ciências da Natureza (Física/Química/Biologia);
4. Matemática.

 

A PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS terá 30 (trinta) questões de múltipla escolha, elaboradas a partir de um eixo temático, tratando os conteúdos das disciplinas estudadas ao longo da escolarização básica de forma integrada, transversal e transdisciplinar, cujo objetivo é avaliar as habilidades e competências cognitivas desenvolvidas pelo candidato, além de avaliar a capacidade de compreender, analisar, estabelecer correlações e fazer inferências com clareza, objetividade e coerência.

 

 

Poderão ser contemplados, nesta prova, temas como: biopersidade, ecologia, novos mapas sócios e geopolíticos, arte e filosofia, políticas públicas, educação, habitação, saúde e segurança, redes sociais e sustentabilidade (setor público, privado, terceiro setor), relações interpessoais (respeito, cuidado, consideração e convivência), vida urbana e rural, inclusão x exclusão (inclusive digital), cidadania, persidade, violência, terrorismo, avanços tecnológicos e relações de trabalho.

 

Esta fase da seleção tem caráter eliminatório e classificatório e o resultado obtido pelo candidato o habilita para a 2ª FASE, após a aplicação da padronização e do ponto de corte de 1 Desvio Padrão abaixo da média aritmética dos Escores Globais dos candidatos presentes à prova, até o limite de três candidatos por vaga oferecida para este Curso.

 

Na avaliação da PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS, o escore padronizado tem média igual a 500 (quinhentos) e desvio padrão igual a 100 (cem).  Esta PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS terá peso 10,0 (dez).

 

ENEM

O candidato poderá optar por utilizar o resultado da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM, nesta 1ª FASE, passando a PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS a ter peso 8,0 (oito) e o resultado do ENEM, peso 2,0 (dois). Podem ser usados os resultados do período compreendido entre 2005 e 2008, desde que o candidato tenha alcançado, no mínimo, 40% de acerto na Nota Final no ENEM (Prova de Conhecimentos Gerais e Prova de Redação). O candidato deve informar o seu número de inscrição no ENEM, ao preencher o REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO, o que funcionará como autorização para seu uso.


2ª FASE - 29 E 30 DE NOVEMBRO DE 2009 - DOMINGO E SEGUNDA-FEIRA
Esta fase será constituída por dois momentos distintos, complementares e obrigatórios, um de caráter vivencial e outro constante de uma PROVA DE REDAÇÃO e uma PROVA COM QUESTÕES DISCURSIVAS.

 

PRIMEIRO MOMENTO - 29 DE NOVEMBRO - DOMINGO
Serão realizadas atividades em ambientes de aprendizagem próprios ao desenvolvimento da prática médica, com a promoção de:

1.      Discussões e reflexões sobre as situações ali vividas e sua relação com a prática profissional;

2.      Atividades socializadoras e integradoras nas quais o candidato poderá evidenciar habilidades interpessoais, senso estético, atitudes éticas, capacidade crítico – reflexiva, capacidade de planejar e de executar tarefas, além de exercitar valores humanos básicos e imprescindíveis à saudável convivência humana, a exemplo de respeito, solidariedade, cooperação, cuidado, numa perspectiva de aproximação com o mundo profissional.

 

As atividades deste PRIMEIRO MOMENTOserão realizadas por duas equipes distintas:

1.      Equipe de professores do curso, que observará o perfil pessoal dos participantes em relação ao perfil do profissional desejado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a partir da realização de atividades e práticas nas estações de trabalho, laboratórios e espaços de aprendizagens existentes.

2.      Equipe de profissionais especializados em dinâmica de grupo e grupos operativos que observará, além das características pessoais, os perfis inpiduais, as formas de relacionamento, a pró-atividade, a capacidade de liderança e de identificar e resolver problemas, dentre outras situações.

 

Este PRIMEIRO MOMENTO do Processo Seletivo Formativo propõe-se a criar oportunidades para que o candidato possa identificar as habilidades potenciais requeridas para a sua capacitação profissional, constituindo-se em uma avaliação qualitativa, de caráter formativo, não lhe sendo atribuído nota ou conceito.
     
SEGUNDO MOMENTO - 30 DE NOVEMBRO - SEGUNDA-FEIRA
Classifica o candidato para as vagas do Curso de Medicina e será constituído por uma PROVA DE REDAÇÃO (eliminatória) e por uma PROVA DISCURSIVA COM 15 (QUINZE) QUESTÕES (classificatória), a partir dos saberes das Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia) e da Matemática/Raciocínio Lógico, com abordagens da vida cotidiana e enfoque em aspectos ligados à saúde, contemplando um eixo temático definido.

 

A PROVA DE REDAÇÃO compreenderá uma produção de texto dissertativo-argumentativo, a partir de um argumento dado, com idéias fundamentais, coerentes e claras, posicionamentos lógicos e críticos, devendo o candidato evidenciar o domínio do léxico e da estrutura da Língua Portuguesa.  A proposta da Prova de Redação estimulará o candidato a buscar referências na sua história de vida, na percepção de mundo e do seu papel como futuro profissional da área da saúde e, também, nas experiências vividas no PRIMEIRO MOMENTO DA 2ª FASE do Processo Seletivo Formativo.  
 
CLASSIFICAÇÃO FINAL

A classificação final de cada candidato será feita em ordem decrescente do escore global. O escore global do candidato será resultante do somatório das notas padronizadas e ponderadas obtidas pelo candidato na PROVA DISCURSIVA E NA PROVA DE REDAÇÃO, cujos pesos serão, respectivamente, 6,0 (seis) e 4,0 (quatro).


Observação: O resultado da 1ª Fase não será computado no escore global do candidato, sendo utilizado somente para a habilitação para a 2ª Fase.

 

CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO
Será eliminado do Processo Seletivo Formativo o candidato que:

1.      Não comparecer a qualquer fase do Processo Seletivo Formativo; ou

2.      obtiver resultado nulo em qualquer das provas a que se submeter; ou

3.      atingir rendimento inferior a 40% na Prova de Redação; ou

4.      não atingir o rendimento mínimo correspondente a 1 Desvio Padrão abaixo da média aritmética  dos escores globais dos candidatos presentes na PROVA OBJETIVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS.



 

 

CURSOS DE PSICOLOGIA, FISIOTERAPIA, BIOMEDICINA, ENFERMAGEM E ODONTOLOGIA

 

 

O ingresso nos Cursos de Psicologia, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem e Odontologia se fará pela realização do Processo Seletivo Formativo e pela utilização do resultado da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM, de forma opcional e complementar ao Processo Seletivo.

 

O Processo Seletivo Formativo 2010.1 será constituído por dois momentos distintos, complementares e obrigatórios:

 

PRIMEIRO MOMENTO - 23 DE NOVEMBRO DE 2009 - SEGUNDA-FEIRA
Serão realizadas atividades em ambientes de aprendizagem próprios ao desenvolvimento das práticas  profissionais, com a promoção de:

1.      Discussões e reflexões sobre as situações ali vividas e sua relação com a prática profissional;

2.      Atividades socializadoras e integradoras nas quais o candidato poderá evidenciar habilidades interpessoais, senso estético, atitudes éticas, capacidade crítico – reflexiva, capacidade de planejar e de executar tarefas, além de exercitar valores humanos básicos e imprescindíveis à saudável convivência humana, a exemplo de respeito, solidariedade, cooperação, cuidado, numa perspectiva de aproximação com o mundo profissional.

 

As atividades deste PRIMEIRO MOMENTO serão realizadas por duas equipes distintas:

1.      Equipe de professores do curso, que observará o perfil pessoal dos participantes em relação ao perfil do profissional desejado pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, a partir da realização de atividades e práticas nas estações de trabalho, laboratórios e espaços de aprendizagens existentes.

2.      Equipe de profissionais especializados em dinâmica de grupo e grupos operativos que observará, além das características pessoais, os perfis inpiduais, as formas de relacionamento, a pró-atividade, a capacidade de liderança e de resolver problemas, dentre outras situações.

 

Este PRIMEIRO MOMENTO propõe-se a criar oportunidades para que o candidato possa identificar as habilidades potenciais requeridas para a sua capacitação profissional, constituindo-se em uma avaliação qualitativa, de caráter formativo, não lhe sendo atribuído nota ou conceito. A vivência e as reflexões do candidato contribuirão para o seu desempenho no SEGUNDO MOMENTO do Processo Seletivo Formativo.

 

SEGUNDO MOMENTO - 24 DE NOVEMBRO DE 2009 - TERÇA-FEIRA
Será constituído de uma PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS, com 30 (trinta) questões objetivas de múltipla escolha e 05 (cinco) questões discursivas e de uma PROVA DE REDAÇÃO, de natureza eliminatória e classificatória.

 

As 35 (trinta e cinco) questões da PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS serão de natureza transdisciplinar, elaboradas a partir de um eixo temático, cujo objetivo é avaliar as habilidades e competências cognitivas desenvolvidas pelo candidato ao longo da Educação Básica, além de avaliar a capacidade de compreender, analisar, estabelecer correlações e fazer inferências com clareza, objetividade e coerência. Poderão ser contemplados nesta prova temas como: biopersidade, ecologia, novos mapas sócios e geopolíticos, arte e filosofia, políticas públicas, educação, habitação, saúde e segurança, redes sociais e sustentabilidade (setor público, privado, terceiro setor), relações interpessoais (respeito, cuidado, consideração e convivência), vida urbana e rural, inclusão x exclusão (inclusive digital), cidadania, persidade, violência, terrorismo, avanços tecnológicos e relações de trabalho.

 

A PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS terá questões em Língua Inglesa.

 

A PROVA DE REDAÇÃO compreenderá uma produção de texto dissertativo-argumentativo, a partir de um argumento dado, com idéias fundamentais, coerentes e claras, posicionamentos lógicos e críticos, devendo o candidato evidenciar o domínio do léxico e da estrutura da Língua Portuguesa.  A proposta da PROVA DE REDAÇÃO estimulará o candidato a buscar referências na sua história de vida, na percepção de mundo e do seu papel como futuro profissional da área da saúde e, também, nas experiências vividas no PRIMEIRO MOMENTO do Processo Seletivo Formativo. 

 

CLASSIFICAÇÃO FINAL
A classificação final dos candidatos será feita em ordem decrescente de escore global. O escore global do candidato será resultante do somatório das notas padronizadas e ponderadas das PROVAS DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS e da PROVA DE REDAÇÃO, que terão, respectivamente, peso 06 (seis) e 04 (quatro).

 

ENEM
A utilização do resultado da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM será opcional, podendo ser usados os resultados do período compreendido entre 2005 e 2008, desde que tenha alcançado, no mínimo, 40% de acerto na Nota Final no ENEM (Prova de Conhecimentos Gerais e Prova de Redação). O candidato deve informar o seu número de inscrição no ENEM, ao preencher o REQUERIMENTO DE INSCRIÇÃO, o que funcionará como autorização para seu uso.
O candidato optante terá seu escore global acrescido da pontuação relativa ao ENEM, que terá peso 02 (dois), passando a PROVA DE CONHECIMENTOS GERAIS CONTEMPORÂNEOS a ter peso 05 (cinco) e a PROVA DE REDAÇÃO, peso 03 (três).

 

CRITÉRIOS DE ELIMINAÇÃO
Será eliminado do Processo Seletivo Formativo o candidato aos Cursos de Psicologia, Fisioterapia, Biomedicina, Enfermagem e Odontologia que:

1.      Não comparecer a qualquer fase do Processo Seletivo Formativo; ou

2.      obtiver resultado nulo em qualquer das provas a que se submeter; ou

3.      atingir rendimento inferior a 40% na Prova de Redação; ou

4.    não atingir o rendimento mínimo correspondente a 1 e 1/2 desvio padrão abaixo da média aritmética dos escores globais dos candidatos presentes.

 

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