Processo Seletivo Formativo
Bahiana apresenta análise do PROSEF 2010.1 para Instituições de Ensino Médio.
06/05/2010
compartilhe
Um delicioso chá da tarde aconteceu no dia 29 de abril, não no País das Maravilhas, mas na Praça dos Borboleguins, na Unidade Acadêmica Cabula, sob a sobra das mangueiras e a meia luz do por do sol. Este inusitado clima e ambiente fabuloso que tanto lembrou a fantástica história de Alice, personagem do escritor inglês Lewis Carroll, marcou o encontro entre a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, dirigentes, professores, orientadores e coordenadores pedagógicos de escolas de ensino médio de Salvador e Região metropolitana e a direção e equipe técnica da Consultec.
Entre chás, chocolates, cafés e sucos, a confraternização abriu o encontro que teve o objetivo de participar à comunidade docente do ensino médio o sucesso alcançado pela Bahiana com a implantação do Processo Seletivo Formativo (PROSEF), desde 2009.1. Criado para comungar com as diretrizes do Projeto Político Pedagógico da Instituição (PPPI) que valoriza a formação de um profissional de saúde humanista, com senso crítico, ético, socialmente responsável e capaz de criar novas soluções de acordo com cada situação e paciente, o modelo é único no Brasil.
Acabado o momento lúdico, os participantes seguiram para o Auditório 1 do Centro de Convenções daquela Unidade Acadêmica. A diretora da Bahiana, Dra. Maria Luísa Carvalho Soliani, iniciou a programação apresentando o PPPI. “Se queremos formar um profissional de saúde com visão crítica, solidário e humanista, vimos que o vestibular deveria ser desta mesma forma”, declarou Dra. Maria Luísa que, em seguida, explicou como é realizado o processo.
Como convidados, participaram do encontro coordenadores de cursos de graduação e da pós-graduação da Bahiana e professores, diretores e pedagogos dos Colégios Análise, Anchieta, Anglo Brasileiro, Gregor Mendel, Mercês, Módulo, Oficina, Portinari, Salesiano Dom Bosco, São Paulo, Vila Lobos, Vitoria Régia, ISBA e Sagrado Coração de Jesus, e dos Cursinhos Gregor Mendel e Módulo.
A reunião possibilitou que professores das escolas de ensino médio manifestassem suas dúvidas e fizessem sugestões visando o aprimoramento contínuo do processo, ação necessária, já que se trata de uma iniciativa inédita, sem precedentes.
“Este é um processo diferenciado, muito rico e que nos tem agregado bastante conhecimento”, declarou a sócia e diretora técnica da Consultec, Adelaide Rezende, que, ao lado da Dra.Maria Luísa Soliani, da Coordenadora de Desenvolvimento de Pessoas da Bahiana, Luiza Ribeiro, e da gerente de Projetos Educacionais da Concultec, Profa. Nadja Junquilho, apresentou importantes dados que comprovam os resultados positivos da implantação do Processo Seletivo Formativo, pela Bahiana.