Bahiana realiza VI Encontro de Lutas em Saúde Mental
O encontro foi realizado na última sexta (04) e contou com a presença de professores e estudantes de instituições de ensino superior.
15/05/2018
compartilhe
Abrindo as comemorações do mês de apoio à saúde mental, o curso de Psicologia da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública realizou, no dia 4 de maio, no Campus Cabula, o VI Encontro de Lutas em Saúde Mental, cuja temática foi retratada a partir de diferentes abordagens acadêmicas e profissionais. O evento, gratuito e aberto ao público externo, teve a participação de professores e estudantes de diversas instituições de ensino superior.
A mesa-redonda teve como tema principal a “Formação em Saúde Mental em Tempos de Incerteza” e contou com as palestrantes convidadas Milena Lisboa (Bahiana), Ivete Santos (UFBA/Lemos de Brito) e Vládia Jucá (UFBA). O evento foi coordenado pelo professor do curso de Psicologia da Bahiana, Rafael Fernandes.
A psiquiatra Ivete Santos trouxe como tema “Ensinar e Aprender como Atos de Transformação”, em que falou sobre sua atuação com saúde mental forense na Penitenciária Lemos Brito e na academia. “Dar visibilidade a essa área de trabalho é uma dimensão transformadora, para que se possa entender como esse sistema influencia a sociedade”, declarou.
“Micropolítica e território: a extensão como usina de invenção de dispositivos de cuidado” foi o tema da fala da professora do curso de Psicologia da Bahiana Milena Lisboa, que abordou a experiência com o Centro de Atenção às Juventudes (CAJU) da Bahiana. Ela abriu sua participação com a leitura de um texto-manifesto, propondo uma análise mais crítica sobre as formas de poder e sua relação com o contexto sociopolítico do Brasil, tendo como referência o autor Michel Foucault.
A importância das experiências de estágio no âmbito da saúde mental e quais as propostas de mudanças para esse campo na área acadêmica foi o foco da fala da professora do curso de Psicologia da UFBA Vládia Jucá, cujo tema foi “Estágio em Psicologia como Dispositivo Clínico-Político. ”
A coordenadora do curso de Psicologia da Bahiana, Sylvia Barreto, destacou a importância de iniciar o mês com a discussão desse assunto, pois, em 18 de maio, é celebrado o Dia da Luta Antimanicomial. “A gente resolveu abrir o mês de maio com o nosso Encontro de Lutas em Saúde Mental, que já é um evento histórico e faz parte do calendário do curso de Psicologia. A proposta do evento é ser um evento reflexivo, considerando o que está acontecendo no contexto político hoje. Vamos discutir como fica a formação e as práticas em saúde mental diante do que a gente está vivenciando no cenário político.”