Bahiana: Bicampeã do GPTW
Instituição é considerada, pela segunda vez, a melhor empresa para trabalhar na Bahia
04/08/2020
compartilhe
Pelo segundo ano consecutivo, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública é a grande vencedora do Great Place to Work, seção Bahia, premiação concedida às entidades que são reconhecidas pelos próprios colaboradores como um bom lugar para trabalhar. O primeiro lugar na categoria Grandes Empresas se repete após a instituição ter participado de todas as sete edições do Prêmio GPTW, que, neste ano, também contemplou as empresas Kordsa, Simples Vet Tecnologia, Embracon-BA, Wish Hotel da Bahia, Laboratório Sabin, Bomconsórcio, Jacobina Mineração - Yamana Gold, Veracel Celulose e Natulab Laboratório Farmacêutico. Ao todo, foram habilitadas a concorrer à premiação 45 empresas.
Telma Bastos, gestora da Gerência Estratégica de Pessoas e Aprendizado (GEPAP), afirma que o bicampeonato é uma resposta à política da instituição de colocar seus colaboradores e colaboradoras em primeiro lugar, levando em conta a qualidade de vida de suas famílias. Dentro dessa perspectiva, ela ressalta algumas ações implantadas pela Bahiana, como a extensão da licença-paternidade, de cinco dias garantidos por lei para 15 dias.
“O benefício da extensão da licença-paternidade foi espetacular. Poder acompanhar os primeiros dias do meu filho foi muito importante. Ter tempo para auxiliar a minha esposa com os seus cuidados foi fundamental. No meu antigo trabalho, só tive direito a cinco dias corridos. Muito pouco, não deu para ajudar em nada. Só tenho a agradecer à Bahiana!”, comemora Gerson Silva Ribeiro, colaborador do Núcleo de Gestão de Projetos há um ano e dois meses na instituição.
A Bahiana também oferece a possibilidade de redução de carga horária de trabalho para mães que retornaram da licença-maternidade, durante o primeiro ano de vida do bebê. Para usufruir do benefício, a colaboradora autoriza a redução salarial proporcional à sua carga horária. Além disso, mães com crianças de até 2 anos de idade são dispensadas de realizar a compensação de horas dos recessos.
Ainda dentro das políticas que visam ao bem-estar da família, a Bahiana concede aos pais duas dispensas semestrais – mediante apresentação de atestado de comparecimento – para que possam participar de reuniões escolares de seus filhos, além de um abono de 6 horas para que possam acompanhar tanto seus filhos como seus pais idosos a consultas médicas e outros cuidados com a saúde.
“O objetivo da Bahiana, com esse tipo de iniciativa, é apoiar o colaborador a cuidar do seu dia a dia. É cercar essas pessoas de tudo o que elas precisem para ter uma vida mais confortável, no sentido de elas se sentirem saudáveis, de estarem bem consigo, mantendo em mente que a instituição as apoia nas horas das dificuldades”, declara Telma.
Foto: colaborador Gerson Ribeiro
Crescer com a Bahiana
Além dos diversos benefícios que contribuem para a melhoria da qualidade de vida dos seus colaboradores, a Bahiana também aposta no seu crescimento profissional, investindo nos processos seletivos internos. Segundo Telma Bastos, mais de 50% das vagas disponibilizadas durante o ano são preenchidas por pessoas já integrantes dos quadros da instituição.
Essa é a história do jovem Felipe Brandão. Filho de jardineiro da Bahiana, ele tinha como sonho trabalhar na instituição, onde ingressou com 16 anos, pelo programa Jovem Aprendiz. “Eu imaginava que lá aprenderia a trabalhar e aprendi mesmo. Aprendi a servir, a ser responsável, eficiente, inovador e empreendedor. Mas não parou por aí... Uma das coisas mais importantes que eu aprendi foi que a maneira como nós fazemos as coisas é tão importante como a tarefa em si. Isso significa respeitar as pessoas, agir com ética e, acima de tudo, colocar os valores morais à frente dos negócios. Tudo isso a Bahiana me ensinou.”
Dois anos e meio depois de passar pelo programa, e Felipe ficou apenas cinco meses afastado da instituição, período em que concluiu o ensino médio. Participou então da seleção para auxiliar administrativo do Laboratório de Ensino e retornou ao quadro de colaboradores. “Colocando em prática todos os conhecimentos obtidos durante toda a minha vida profissional e as capacitações, treinamentos e cursos que a Bahiana me proporcionou, depois de ser auxiliar administrativo durante um ano, já fui promovido mais duas vezes dentro de um período de dois anos. Isso reforça o quanto a nossa Bahiana está extremamente comprometida com a ascensão e qualificação profissional de seus colaboradores”.