XI Fórum de pesquisadores marca início da XXI MCC
Apresentação de tecnologias desenvolvidas por meio de pesquisas realizadas na instituição foi destaque no evento.
06/10/2021
compartilhe
Como parte integrante da XXI Mostra Científica e Cultural da Bahiana, foi realizado, na manhã de 1º de outubro, de forma virtual, por meio de uma sala na plataforma Zoom, o XIX Fórum de Pesquisadores da Bahiana. Com o painel "A Ciência como agente de desenvolvimento da sociedade: o que é que a BAHIANA tem?", os pesquisadores e docentes do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana Luís Cláudio Correia, Patrícia Lordêlo e Nara Cortês apresentaram soluções tecnológicas, fruto de pesquisas realizadas com o apoio da instituição. O painel também contou com a apresentação do professor Vinícius Dias, diretor da ALGETEC – Soluções Tecnológicas para Ensino e Aprendizagem, parceira da Bahiana.
A mesa foi mediada pelo diretor de Inovação da Fapesb e docente da Bahiana, prof. Handerson Leite, ao lado dos coordenadores dos programas de Mestrado em Psicologia e Intervenções em Saúde, prof.ª Mônica Daltro, em Medicina e Tecnologias em Saúde, prof. Marcos Almeida e de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana, prof.ª Ana Marice Ladeia.
Participaram do fórum a reitora da Bahiana, Dra. Maria Luisa Carvalho Soliani, o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu, prof. Atson Fernandes e a pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu, Maria de Lourdes Freitas Gomes, além de representantes das secretarias estaduais de Educação e de Ciência de Tecnologia. Em sua fala, a Dra. Maria Luisa ressaltou a importância de desenvolver uma ciência voltada para a população. "Devemos fazer uma ciência com honestidade, visando ao bem comum, o bem para a comunidade, o bem para o país", declarou Soliani.
Durante o evento, também foram distribuídos os prêmios Professor Humberto Castro Lima ao docente pesquisador do ano, concedido ao prof. Bruno Bezerril, coordenador do Centro de Pesquisa Clínica da Bahiana, vinculado à Bahiana Saúde e aos Grupos de Pesquisa do ano, logrado ao Grupo de Pesquisa Psicologia, Diversidade e Saúde, coordenado pelas professoras Marilda Castelar e Mônica Daltro. Também recebeu a premiação, como Grupo de Pesquisa Novo, o Grupo de Pesquisa International Center of Clinical Sleep Medicine and Research, liderado pela professora Iza Cristina Salles de Castro.