Pesquisadora da Bahiana conquista o primeiro lugar do prêmio Fapesb 2021
A premiação homenageou os pesquisadores que contribuíram para o avanço da ciência na Bahia
22/12/2021
compartilhe
Em prol do reconhecimento de pesquisadores que contribuem para o avanço da ciência na Bahia, a Fundação de Amparo à Pesquisa da Bahia (Fapesb), que é vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), promoveu uma solenidade de homenagem àqueles que fizeram a diferença com suas pesquisas no ano de 2021. A professora da Bahiana Patrícia Lordêlo foi homenageada com o primeiro lugar do Prêmio Confap de Ciência, Tecnologia e Inovação "Francisco Romeu Landi" da Fapesb, na categoria Pesquisador inovador para o setor empresarial. A cerimônia aconteceu no dia 14 de dezembro, no Espaço Lazareto, na sede da Fundação.
“Gratidão a Atson Fernandes (pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação Stricto Sensu da Bahiana), em especial, por ter recebido a premiação em meu nome; à Dra. Maria Luíza Carvalho Soliani (reitora da Bahiana); à Luciana Bilitário (coordenadora do curso de Fisioterapia da Bahiana), à Maria de Lourdes Gomes (pró-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu da Bahiana) e ao Instituto Patrícia Lordêlo (IPL), pela indicação que me levou a ganhar o primeiro lugar”, descreve a pesquisadora em agradecimento, estendendo também o mérito à Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, instituição que – revelou Patrícia Lordêlo – participa da sua trajetória desde a graduação.
Premiação
Por meio de edital, o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) lançou etapas estaduais e nacional para concorrer à premiação. Cada estado selecionou os seus pesquisadores que também concorreram à etapa nacional. Os homenageados selecionados pela Fapesb foram:
- Pesquisador destaque em Ciências da Vida: Álvaro Augusto Souza da Cruz Filho;Pesquisador destaque em Ciências Exatas: José Maria Landim Dominguez;Pesquisador destaque em Ciências Humanas: Jacyra Andrade Mota;Pesquisador inovador para o setor empresarial: Patrícia Virgínia Silva Lordêlo;Pesquisador Inovador para o setor público: Márcio Galvão Guimarães de Oliveira;Profissional de Comunicação: Bianca Brito, do IF Baiano.