CHAPÉU-DE-NAPOLEÃO
Thevetia peruviana
16/01/2022
compartilhe
Nome científico: Thevetia peruviana
Família: Apocynaceae
Origem: América Central.
Nomes populares: chapéu-de-napoleão, noz-de-cobra, acaimirim, cerbera, auaí-guaçu.
Ocorrência natural: em toda a América tropical e praticamente em todo o Brasil.
Características: é conhecida popularmente como Chapéu-de-napoleão, devido à forma de seus frutos. Espécie arbustiva, de textura lenhosa, possui caule ramificado, casca acinzentada e seiva leitosa, muito tóxica. As folhas têm formato linear a lanceolado. As flores, de até 5cm de diâmetro, são levemente perfumadas e tubulares, podendo ter coloração amarela ou pêssego.
Surgem durante o ano todo, porém com mais intensidade na primavera-verão e atraem beija-flores e borboletas. Os frutos são do tipo drupa, de formato subgloboso, como uma castanha, com duas a quatro sementes grandes e venenosas.
Usos: ornamental – espécie usada na decoração de jardins, tanto de forma isolada, como em grupos, formando maciços em amplos espaços gramados; também se desenvolve bem em grandes vasos. Muito usado como arvoreta em calçadas, estradas e praias, devido ao pequeno porte.
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Thevetia_peruviana; https://www.floresefolhagens.com.br/chapeu-de-napoleao-thevetia-peruviana/; https://museunacional.ufrj.br/hortobotanico/arvoresearbustos/Thevetiaperuviana.html; https://www.ppmac.org/content/aguai-chapeu-de-napoleao
Ver todas as espécies arbóreas e arbustivas mapeadas na Bahiana