Professor de Psicologia da Bahiana lança livro sobre organização do sertão do Cariri cearense
Lançamento aconteceu no dia 30 de março, em Salvador.
10/04/2023
compartilhe
"Das botijas da civilização – uma etnografia com a Fundação Casa Grande", livro de autoria do professor do curso de Psicologia da Bahiana Fábio Giorgio Azevedo, foi lançado no dia 30 de março, na Casa Nando, no Rio Vermelho, em Salvador. A obra teve como base de pesquisa a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem como objetivo proporcionar a crianças, jovens e seus familiares a formação social e cultural por meio da vivência em gestão institucional.
“Fruto de uma pesquisa etnográfica, o livro versa sobre os modos como uma organização da sociedade civil no sertão do Cariri cearense educa crianças e jovens. Cruzando territórios epistemológicos (Educação, Psicologia Social, Antropologia, Literatura), misturando sotaques, o livro revela como saberes ancestrais dos povos originários são utilizados na tarefa de educar e enlaçar sentido de vida a cada alvorecer”, explica prof. Fábio Giorgio Azevedo.
A pesquisa para o livro durou dois meses, período em que o professor pesquisador visitou a Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri. A obra foi publicada pela EDUFBA e pode ser adquirida tanto na própria editora quanto pelo site da Amazon.