Bahiana recebe mestra indiana Kusum Modak

Idealizadora de método de massagem internacionalmente reconhecido participa de aula inaugural de curso de extensão.

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública recebeu, pela primeira vez na Bahia, a indiana Kusum Modak, para a aula inaugural do curso de extensão Método Kusum Modak – Terapia Yoga Massagem Ayurvédica, no dia 22 de abril, no Campus Cabula. Além de alunos, estiveram presentes interessados e admiradores da idealizadora da técnica terapêutica conhecida, internacionalmente, como Massagem Tradicional Ayurvédica, Yoga Massagem Ayurvédica (YMA) ou, simplesmente, método Kusum Modak.

A cerimônia de abertura contou com a presença da pró-reitora de Extensão da Bahiana, prof.ª Carolina Pedroza, da coordenadora do curso, prof.ª Regina Puja Kinzer, e de membros do recém-inaugurado Modak Institut (SP). "A Bahiana inova no cuidado em saúde, entendendo esse cuidado de forma integral. Por isso, abrimos as portas para receber a mestra Kusum Modak", afirmou Pedrosa.

Em sua palestra, Modak, que já conta 84 anos de idade, narrou a sua trajetória em torno do cuidado terapêutico, iniciada em 1983, quando apresentava ao mundo um método exclusivo, uma combinação das ciências milenares da cultura indiana: o Yoga e a massagem tradicional indiana. Sobre a potência da massagem tradicional indiana, a mestra salientou: "a parte mais importante do nosso corpo é a das nossas mãos. Com elas, conseguimos fazer tudo!". A programação trouxe ainda a professora indiana Dra. Sonali Shinde, que falou sobre a importância da digestão, criatividade e descanso, sob a perspectiva da ayurveda. Complementando a manhã de palestras, a professora de Yoga Renata Ventura apresentou a história deste método indiano milenar e a sua relação com a ayurveda.