Pesquisa e Inovação

Pesquisador e professor titular da Bahiana recebe título de imortal da Academia Brasileira de Ciências

Dr. Bernardo Galvão Castro Filho é o mais novo ocupante da cadeira das Ciências da Saúde.

compartilhe

O pesquisador e professor titular da Bahiana Dr. Bernardo Galvão Castro Filho recebeu das mãos da ministra da Saúde, Nísia Trindade, o diploma de Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC). A solenidade de entrega aconteceu nesta quarta-feira (10/05), no Rio de Janeiro, durante Reunião Magna da ABC, à qual também estiveram presentes a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, o presidente do CNPq, Ricardo Galvão, e demais integrantes da entidade.

A cadeira destinada ao professor Bernardo Galvão é conferida à área das Ciências da Saúde, e a escolha por seu nome deu-se por sua trajetória acadêmica e científica. Além de membro da ABC, Bernardo Galvão é membro da Academia de Medicina da Bahia, da Academia de Ciências da Bahia, do Conselho da Sociedade Internacional de Retrovirologia, do Conselho Curador da Fundação José Silveira, da Assembleia do Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira e sócio da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.

Bernardo Galvão Castro Filho
Bernardo Galvão Castro Filho é doutor em Medicina, pela Universidade de Genebra, na Suíça, professor titular da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública (Bahiana) e pesquisador da Fiocruz. É uma das grandes lideranças científicas na luta contra a AIDS no Brasil, tendo isolado o vírus causador dessa imunodeficiência pela primeira vez na América Latina, contribuindo, assim, para a implantação da triagem desse vírus nos bancos de sangue do país. Atualmente, na Bahiana, coordena o Centro Integrativo e Multidisciplinar de Atendimento ao Portador de HTLV (CHTLV).