Notícias

Encontro "Lutas em Saúde Mental" marca Dia Nacional da Luta Antimanicomial na Bahiana

Atividade aconteceu no dia 18 de maio, no Campus Cabula.

compartilhe

No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o curso de Psicologia realizou o encontro Lutas em Saúde Mental, no auditório do Pavilhão de Aulas III, no Campus Cabula. A atividade visou possibilitar aos participantes o contato com análises críticas sobre a importância dos movimentos sociais para a luta antimanicomial, bem como análises técnicas acerca de questões sociais contemporâneas. "Este ano, refletimos acerca de um tema complexo, sensível e emergente: Interfaces entre saúde mental e violência nas escolas. Também estamos aqui para relembrar a importância dos movimentos sociais para a luta antimanicomial", destacou o coordenador do evento, professor Rafael Leite Fernandes.

A programação foi aberta com a palestra "Desafios diários: reflexões sobre saúde mental no cotidiano escolar", ministrada pela psicóloga, orientadora educacional, psicopedagoga e mestra em Educação, Andáiá Lima Mello. Na sequência, estudantes do Ensino Médio Carlos Santos da Luz, Adriele Santana de Assis, Erick Bispo Chavez e Carlos Henrique Anjos, integraram a mesa-redonda "Saúde Mental e violência nas escolas: relatos e experiências", mediada pelos professores Iago Sampaio e Rafael Fernandes.

O evento foi finalizado pela atividade Conversa Cênica, com o grupo Insênicos. O momento foi constituído de diálogo e formação sobre temas que atravessam o campo da saúde mental. Através de pequenas cenas, esquetes e interações, o grupo convidou os alunos a refletirem sobre a multiplicidade de saberes no campo da saúde mental.