Encontro "Lutas em Saúde Mental" marca Dia Nacional da Luta Antimanicomial na Bahiana
Atividade aconteceu no dia 18 de maio, no Campus Cabula.
25/05/2023
compartilhe
No Dia Nacional da Luta Antimanicomial, o curso de Psicologia realizou o encontro Lutas em Saúde Mental, no auditório do Pavilhão de Aulas III, no Campus Cabula. A atividade visou possibilitar aos participantes o contato com análises críticas sobre a importância dos movimentos sociais para a luta antimanicomial, bem como análises técnicas acerca de questões sociais contemporâneas. "Este ano, refletimos acerca de um tema complexo, sensível e emergente: Interfaces entre saúde mental e violência nas escolas. Também estamos aqui para relembrar a importância dos movimentos sociais para a luta antimanicomial", destacou o coordenador do evento, professor Rafael Leite Fernandes.
A programação foi aberta com a palestra "Desafios diários: reflexões sobre saúde mental no cotidiano escolar", ministrada pela psicóloga, orientadora educacional, psicopedagoga e mestra em Educação, Andáiá Lima Mello. Na sequência, estudantes do Ensino Médio Carlos Santos da Luz, Adriele Santana de Assis, Erick Bispo Chavez e Carlos Henrique Anjos, integraram a mesa-redonda "Saúde Mental e violência nas escolas: relatos e experiências", mediada pelos professores Iago Sampaio e Rafael Fernandes.
O evento foi finalizado pela atividade Conversa Cênica, com o grupo Insênicos. O momento foi constituído de diálogo e formação sobre temas que atravessam o campo da saúde mental. Através de pequenas cenas, esquetes e interações, o grupo convidou os alunos a refletirem sobre a multiplicidade de saberes no campo da saúde mental.