Pesquisa e Inovação

Bahiana é destaque na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Conferência de abertura foi proferida pela docente da instituição, Jaqueline Goes.

compartilhe

Uma verdadeira festa em prol das ciências! Assim foi a abertura da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que aconteceu nesta segunda-feira (16), no Instituto Anísio Teixeira. O evento é organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI) e promove uma programação em diversas cidades do Estado. O primeiro dia contou com uma Feira de Ciências com estandes de diversas entidades de pesquisa e universidades parceiras, entre públicas e privadas. Como parceira realizadora do evento, a Bahiana marcou presença de destaque com o seu estande e com a conferência de abertura que teve o tema central da SNCT, "Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável", proferida pela docente do curso de Biomedicina e pesquisadora, Jaqueline Goes.

Mudanças climáticas, escassez de recursos, degradação ambiental e desigualdade social. Estes foram os quatro pontos que, segundo Jaqueline Goes, precisam ser revistos para se alcançar um desenvolvimento sustentável no planeta. "Ao longo dos anos, buscamos o desenvolvimento econômico sem pensar no futuro, sem pensar em como o mundo vai se sustentar", afirmou a pesquisadora da Bahiana em sua conferência. Outro destaque da Bahiana foram os produtos científicos presentes no estande da instituição como o “Led Azul”, aparelho que promove o tratamento para a síndrome geniturinária de menopausa em mulheres sobreviventes do câncer de mama, desenvolvido pelo núcleo de pesquisas do Centro de Atenção ao Assoalho Pélvico da Bahiana – CAAP. Também estava no estande o aplicativo "FLASH PTR", da mestra pelo programa de Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde, Jéssica Ramos Ribeiro, sob orientação da professora Cristiane Dias e o aplicativo "Chest Pain Score", desenvolvido pelo grupo de pesquisa Registros de Síndromes Coronarianas Agudas da Bahiana (RESCA), coordenado pelo prof. Dr. Luís Cláudio Correia Lemos e, na ocasião, apresentado pelos acadêmicos de Medicina, Marllus Roberto Santos e João Lucas Campos.

A solenidade de abertura contou com a presença do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, secretários de Estado, deputados e representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Estiveram presentes o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Ensino Stricto Sensu, Prof. Dr. Atson Fernandes, o superintendente de Relações Institucionais da Bahiana, prof. Dr. Diego Menezes, a professora do programa de Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde, Dra. Cristiane Dias e a docente do curso de Biomedicina, Lea Ferreira.