Notícias

Bahiana sobe 8 posições e se consagra com o 11º lugar na 27ª edição do ranking GPTW 150 Melhores Empresas Para Trabalhar no Brasil

Premiação aconteceu no dia 16 de outubro, em São Paulo.

compartilhe

Consagrada por cinco edições consecutivas com o prêmio de Melhor Empresa para Trabalhar na Bahia, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública alcançou o 11º lugar no ranking GPTW 150 Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil. Em 2022, a instituição havia alcançado a 19ª posição. A premiação aconteceu na noite da última segunda-feira (16/10), no Espaço Unimed, em São Paulo. A instituição foi representada pela gestora da Gerência Estratégica de Pessoas e Aprendizado (GEPAP), Telma Bastos.

Segundo Bastos, a pesquisa realizada pelo instituto Great Place to Work tem sido um importante instrumento para ajustes e alinhamentos da cultura organizacional da Bahiana que é centrada nas pessoas. “Estar crescendo no ranking, sendo a 11ª no cenário nacional é fruto da consistência de nossas ações e políticas convergentes com os nossos valores e propósitos. Essa coerência gera confiança e respeito. Nem tudo dentro de qualquer organização flui 100%”, afirma a gestora da GEPAP. Ela explica que, nesse ambiente, o que não estiver bom, pode ser mais rapidamente trabalhado e transformado quando identificado. “Ter o canal aberto para tratar, de fato, os desvios que surgem ao longo da caminhada é crucial para manter a cultura alinhada com os nossos valores e propósitos”, ratifica.

De acordo com Telma Bastos, as políticas instituídas pela Bahiana são desenhadas para promover desenvolvimento, saúde, bem-estar e segurança psicológica no ambiente da instituição. “Nossos colaboradores são parceiros dessa construção quando nos trazem oportunidades de melhorias honestas e verdadeiras, necessidades especiais, entre outros movimentos que possibilitam esse ‘fazer juntos’”.

Entre os pontos fortes que levam a Bahiana a um constante crescimento no GPTW está a política de capacitação e formação de pessoas, o que viabiliza o crescimento nas carreiras. “Temos cerca de 60% de aproveitamento interno nas vagas disponibilizadas pela instituição. Uma outra política crucial é a de benefícios que traz uma série de flexibilizações que sustenta o nosso apoio à família – ampliação de licenças maternidade/paternidade entre outras, redução de jornada para mães que têm crianças com até 1 ano de idade, liberações de horas no mês para acompanhamento médico de filhos menores e pais idosos, orientação financeira, entre outros benefícios que permitem o acolhimento necessário aos nossos colaboradores nos momentos que mais precisam”, elenca Telma Bastos. Este ano, a Bahiana implantou o comitê DE&I e está em processo de atualização de censo e formação de grupos de afinidade para atuar com grupos minoritários de forma a assegurar, ainda mais, um ambiente diverso, inclusivo e equânime. “Estimulamos os nossos colaboradores a serem protagonistas do ambiente de excelência, respeito, cordialidade, solidariedade e segurança que são os alicerces do nosso servir”, finaliza a gestora da GEPAP.