Pesquisa e Inovação

Equipe do Ambulatório de Doenças Neuromusculares da Bahiana conquista Dr. Imelda de Groot Award 2023

Premiação no valor de 10 mil euros será investida em pesquisa e tratamento para os pacientes do ambulatório.

compartilhe


A professora do Programa de Mestrado Profissional em Tecnologias em Saúde, Marcela Costa, e a professora do curso de graduação em Enfermagem Marilane Ferreira, líderes do grupo de pesquisa em Neurociências, juntamente com a equipe do Ambulatório de Doenças Neuromusculares da Bahiana acabam de receber o "Dr. Imelda de Groot Award 2023", premiação anualmente concedida pela Fundação Duchenne Parent Project (Holanda) a projetos que têm como objetivo estimular pesquisadores a desenvolver estudos que priorizem os cuidados a pessoas com distrofia muscular de Duchenne (DMD). A cerimônia de premiação foi realizada de forma remota, com transmissão ao vivo pelo YouTube, no dia 30 de novembro.

Como vencedoras do prêmio, Dra. Marcela e a equipe do Ambulatório irão receber um valor de 10 mil euros, para serem investidos integralmente na realização de pesquisa e tratamentos para pacientes do ambulatório que convivem com a distrofia muscular de Duchenne. A Dra. Imelda de Groot aposentou-se em abril de 2021 como especialista em Reabilitação Pediátrica no Radboud University Medical Center. Durante a sua carreira, iniciou inovadores projetos de pesquisa na área da distrofia muscular de Duchenne e Becker. A escolha do vencedor do prêmio é realizada por um júri presidido pela especialista.

O Ambulatório de Doenças Neuromusculares da Bahiana é hoje um serviço de referência no estado da Bahia para doenças neuromusculares, com todos os atendimentos gratuitos. "Hoje atendemos 35 pacientes com doenças neuromusculares por semana, sendo que 40% deles apresentam distrofia muscular e, em sua maioria, a distrofia muscular de Duchenne", conta Dra. Marcela Costa. Assista ao vídeo sobre o projeto vencedor.