Pesquisa e Inovação

Bahiana recebe atividade da Semana do Sono 2024

Iniciativa foi liderada pelo grupo de pesquisa International Center of Clinical Sleep Medicine and Research.

compartilhe

"Qualidade do Sono e os profissionais da saúde.” Este foi o tema da atividade coordenada pela professora Dra. Cristina Salles, docente do curso de Mestrado e Doutorado em Medicina e Saúde Humana e líder do grupo de pesquisa International Center of Clinical Sleep Medicine and Research, que aconteceu no Campus Brotas da Bahiana, na última sexta-feira, 15 de março. A ação integrou a Semana do Sono 2024, que aconteceu em diversas cidades brasileiras, de 11 a 17 de março, com o enfoque "Oportunidade de sono a todos para saúde global". A iniciativa da Associação Brasileira do Sono tem por objetivo levar para a população informações qualificadas, novidades e as últimas pesquisas sobre o sono.

Na Bahiana, a atividade envolveu estudantes, colaboradores e profissionais de saúde, evidenciando a relação entre qualidade de sono e bem-estar. “O foco da atividade foi a conscientização dos acadêmicos e funcionários da Bahiana quanto aos cuidados que devemos ter quanto à Higiene do Sono”, explica Dra. Cristina Salles. Ao longo da programação, foi realizada uma apresentação teatral, encenada pelos acadêmicos de Medicina, interação com a plateia e, depois, houve o momento para a explicação quanto aos Distúrbios do Sono e suas consequências, como, por exemplo, o comprometimento dos rendimentos acadêmicos e laboral.

A docente ainda destaca a importância da “conscientização de que distúrbios do sono, como a apneia obstrutiva do sono, podem associar-se com o infarto agudo do miocárdio, por exemplo. Também explicamos que os médicos do sono fazem diagnóstico e tratamento desses distúrbios. Neste ano, a Associação Brasileira do Sono disponibilizou a cartilha do sono, com dados de pesquisa relacionados ao tema e orientações para a melhoria da qualidade do sono.