Notícias

Bahiana firma parcerias com a Universidade de Évora e a British Columbia

Cooperação permitirá que acadêmicos realizem parte de sua formação nas entidades parceiras.

compartilhe

A Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública estabeleceu parcerias institucionais com a Universidade de Évora (Portugal) e com o programa Health Mentors da Universidade da British Columbia (Canadá). Esta última, por meio de uma pesquisa colaborativa em trabalho de Extensão no ambulatório de HTLV do Bahiana Saúde. A cooperação favorece ao intercâmbio para estudos ou pesquisas tanto da graduação como da pós-graduação (mestrado e doutorado) em projetos comuns. O objetivo é desenvolver novas perspectivas e competências globais por meio da vivência acadêmica internacional. As ações são coordenadas pelo Núcleo de Relacionamento Acadêmico Institucional e Internacionalização (REAI).

A internacionalização da pós-graduação é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento da ciência brasileira. Consciente disso, a Bahiana tem estreitado sólidas parcerias com importantes universidades. Em 2023, a coordenadora do programa de Mestrado Profissional de Psicologia e Intervenções em Saúde, prof.ª Mônica Daltro, realizou o pós-doutorado na Universidade de Évora. "A experiência de um pós-doutorado amplia várias possibilidades de desenvolvimento de pesquisas e de construção de redes de pesquisa. Hoje temos uma orientanda de doutorado realizando uma pesquisa sanduíche, em Portugal, sobre a saúde dos profissionais do sistema prisional. Seria uma pesquisa realizada apenas aqui, no Brasil, mas, com essas parcerias, foi possível realizá-la também fora do país", explica Mônica.

Atualmente, a Bahiana mantém parcerias com importantes universidades de outros países, a exemplo da Universidad de Guadalajara (MÉXICO); Universidade de Porto (PORTUGAL); Concordia University Of Edmonton (CANADÁ), Universidad La Coruña (ESPANHA); Case Western University (EUA); University of Toronto (CANADÁ) e Universidad de Las Islas Baleares (ESPANHA). Clique aqui para saber mais.