Notícias

Portal Bahiana Journals completa sete anos de difusão do conhecimento em âmbito internacional

Periódicos científicos tem patrocínio exclusivamente acadêmico, com acesso gratuito e sem taxas de submissão ou publicação.

compartilhe

Lançado em 25 de maio de 2017, o Portal Bahiana Journals nasceu com o objetivo de promover o amplo debate e a construção de conhecimento sistemático sobre temas inerentes à área de ciências da saúde. Estão disponíveis, para download gratuito, os conteúdos de seis revistas, na modalidade Acesso Aberto Diamante, não sendo cobradas taxas de submissão ou publicação de qualquer natureza. “O acesso ao conhecimento é um direito universal, e contribuímos com o lema da ‘Ciência Aberta’ no mais alto nível (Diamante). Os artigos são avaliados cuidadosamente em vários níveis para garantir que a informação que publicamos siga os critérios internacionais das recomendações para editoras científicas e garantam que o conhecimento disseminado pelo portal tenha confiabilidade e auxilie no avanço da ciência mundial”, explica a gestora do Núcleo de Comunicação Científica (NUCC), prof.ª Dra. Kátia Sá.

Segundo Sá, os periódicos científicos do Bahiana Journals vêm alcançando maior visibilidade na comunidade internacional, ao longo do tempo. “Quando olhamos para o cenário mundial que não responde à Capes, vemos que a visibilidade das nossas revistas científicas cresce pouco a pouco, de modo orgânico, o que pode ser evidenciado pela procura de autores de muitos países diferentes.  Especialmente os países da América Latina, África, Portugal, Índia e Oriente Médio têm muitos autores publicando conosco.”  Ela justifica essa ascensão em consequência do padrão diamante de publicação e pela visibilidade crescente do portal.  “Além disso, isso nos mostra como contribuímos com os países emergentes do BRICS, ajudando a impulsionar a ciência mundial sem a interferência lucrativa das grandes editoras mundiais”, pontua. Outros pontos destacados pela gestora do NUCC são a manutenção do padrão internacional das recomendações éticas, de boas práticas de pesquisa e de integridade científica. “Nosso portal tem transparência em todos os processos e pratica critérios rigorosos de avaliação”, destaca Kátia Sá.

Ao acessar o portal, o(a) pesquisador(a) poderá ler e realizar o download de artigos das revistas Brain Imaging and Stimulation, cujos editores são Abrahão Baptista (UFABC), Adriana Leico Oda (UFSP), Elisabete Carrara de Angelis (ACCamargo Cancer Center) e Kátia Sá (Bahiana); Journal of Evidence-Based Healthcare, que tem como editores o prof. Luís Cláudio Correia, Ana Marice Ladeia e João Segundo (Bahiana); Revista Enfermagem Contemporânea, que tem como editoras as professoras da Bahiana Cátia Palmeira e Tássia Macedo; Revista Internacional de Educação e Saúde, cujas editoras são as professoras da Bahiana Ana Cláudia Carneiro e Iêda Aleluia; Revista Pesquisa em Fisioterapia, com editoria liderada pelas professoras Ana Lúcia Góes (UFBA), Cristiane Dias (Bahiana) e Marina Makhoul (Bahiana) e pelo professor Bruno Goes (Bahiana), e a Revista Psicologia, Diversidade e Saúde, que tem como editoras as professoras Marilda Castelar (Bahiana), Martha Castro (UFBA) e Mônica Daltro (Bahiana). O Bahiana Journals possui revistas indexadas no DOAJ, EBSCO, LILACS e Scopus.